Cotidiano

Projeto visa melhorar qualidade em atendimento à população

Foram mais de 368 entrevistados, em cinco dias

A procura por atendimento aumenta a cada dia na DPE (Defensoria Pública do Estado de Roraima). Pensando nisso, o CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional) aplicou uma pesquisa de opinião entre os assistidos para identificar problemas e apontar possíveis soluções quanto ao tempo de espera, o trato com as pessoas, entrega de senhas, entre outros questionamentos.  Foram mais de 368 entrevistados, em cinco dias.

Batizado de ‘Humanizar’, o projeto implantado no início deste ano será desenvolvido em três fases: a primeira, que é a parte do diagnóstico, ou seja, a identificação dos problemas; a segunda fase consiste na elaboração de um plano de ação a partir das sugestões dos assistidos; e na terceira, e última fase, acontecerá a implementação e o acompanhamento das ações.

Conforme o defensor público-geral, Stélio Dener, a implementação do programa visa iniciar um processo progressivo e constante de amadurecimento institucional, por meio de permanente diagnóstico e aperfeiçoamento dos servidores  envolvidos com o atendimento ao público externo. “O pessoal envolvido nesse atendimento precisa de preparação técnico-psicológica para desenvolver tal função, uma vez que o resultado de sua atuação como atendente reflete diretamente na imagem da Instituição perante o público externo”, comentou.

“Esta fase tem características essencialmente exploratórias, sendo uma pesquisa no intuito de diagnosticar pontos frágeis (negativos, dificuldades) e pontos fortes (potencialidades) na área de atendimento aos assistidos. Foram aplicados questionários em português e espanhol aos assistidos, atendentes e chefias de atendimento do prédio administrativo da DPE.

O questionário teve a combinação de perguntas com respostas de múltipla escolha e questões abertas, pois assim possibilita a inserção de mais informações sobre o assunto, sem prejudicar a tabulação”, esclareceu Dener.

Depois de coletadas todas as informações sobre o atendimento, será montado um grupo com diversos especialistas dentro da Defensoria, para descobrir possibilidades de melhorias para o atendimento, em conjunto com todas as áreas da instituição.