Cotidiano

Projetos agrícolas de Roraima concorrem a prêmio do BNDES

A lista com o nome dos projetos habilitados para participarem do prêmio foi divulgada nessa quinta-feira, 27

Três Associações de Roraima estão entre os selecionados para concorrer ao Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. A lista com o nome dos projetos habilitados para participarem do prêmio foi divulgada nessa quinta-feira, 27.

Serão premiadas até 10 ações de boas práticas de SATs no Brasil já realizadas, ou com etapas concluídas. Os três primeiros colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil, e os demais o valor de R$ 50 mil. A data para a divulgação dos vencedores ainda será definida.

De Roraima, estão concorrendo ao prêmio, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios com o projeto “Sistema Agrícola Tradicional do Buriti e do Camu Camu”; Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos com o projeto “Sistema Agrícola Tradicional da Mandioca”; e Associação Indígena de Agricultura Orgânica Familiar de Uiramutã, que desenvolve a “Criação de Carneiros da Raça Barriga Negra”.

Sobre o Prêmio
– O objeto da premiação é reconhecer boas práticas de salvaguarda e conservação dinâmica de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil. Serão consideradas boas práticas as ações que tenham sido bem-sucedidas, tanto na sua execução quanto em seus resultados, e que mereçam divulgação e reconhecimento público.

Os sistemas agrícolas de povos indígenas e comunidades tradicionais são parte importante da dinâmica econômica de diversas regiões do país e sua manutenção está vinculada aos saberes ancestrais dessas populações, patrimônios culturais que guardam modos únicos de preservação da agrobiodiversidade.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.