Nesta segunda-feira, 20, o Ministério da Justiça prorrogou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Estado de Roraima, em consonância com o Plano Estratégico de Fronteiras. A Portaria 539/2019 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A prorrogação vale por mais 180 dias, a partir da data de publicação da portaria, tendo em vista a data de vencimento da Portaria MSP nº 202, de 14 de novembro de 2018, em 19 de maio de 2019. O trabalho dos militares será em apoio às atividades da Polícia Federal (PF).
O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo ministério e caberá à PF dá o apoio logístico e dispor da infraestrutura necessária, diz ainda a portaria.
O pedido de prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de segurança da fronteira foi feito pela diretoria-geral da PF.
Por meio de nota, o Ministério da Justiça reiterou que a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em Roraima até novembro e tem como finalidade “o trabalho conjunto de patrulhamento e fiscalização nas regiões de fronteira”.
“O policiamento ostensivo de patrulhamento e fiscalização está atuando em Pacaraima desde o dia 12 de fevereiro de 2018, em Bonfim desde 16 julho de 2018 e Boa Vista desde 27 de outubro de 2018”, completou.