No mês da Mulher, a OAB Roraima se destacou na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB, por meio de sua Comissão Nacional da Mulher Advogada, em Curitiba/PR, nos dias 14 e 15.
Roraima participou com uma delegação de 40 advogadas, presentes nos debates e demonstrando o protagonismo de cada mulher roraimense em sua área, envolvendo a Diretoria, as Ouvidorias estaduais, Caixas de assistência, Escolas superiores e Comissões temáticas.
A presença das mulheres advogadas de Roraima nesta conferência foi histórica, com uma delegação, composta por advogadas representantes do sistema OAB roraimense, e que recebeu todo o apoio da Diretoria, com suporte logístico e administrativo para que as advogadas do estado participassem deste momento histórico para a advocacia brasileira.
Foi durante a IV Conferência da Mulher Advogada, que ocorreu também a reunião do Concad Mulher, ocasião onde as mulheres advogadas que exercem papel de liderança discutiram projetos e ações nas áreas de benefícios para as advogadas. Foi discutida a representatividade feminina no sistema OAB, que Roraima apontou com destaque tendo a advogada Natália Leitão como a primeira presidente mulher da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR).
“As nossas representantes foram firmes na defesa das prerrogativas da mulher advogada, e reafirmando o compromisso da nossa Seccional com Democracia e respeito à igualdade de gênero, único caminho para uma sociedade alcançar desenvolvimento e justiça social”, afirmou o presidente, Ednaldo Gomes Vidal.
Homenagens
Nesse mês de luta e reflexão, a OAB Roraima celebrou as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Foi no mês de março que a juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima, e a subcomandante da Polícia Militar de Roraima, Coronel PM Valdeane Alves de Oliveira foram homenageadas com menção elogiosa.
A Juíza Lana Leitão Martins, recebeu Menção Elogiosa em reconhecimento à boa prestação de seus serviços no cumprimento do que preconiza a legislação, aplicando efetivamente o ordenamento jurídico durante as audiências de custódia, com atendimento de excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional.
A Coronel PM Valdeane Alves de Oliveira, em reconhecimento ao seu inestimável trabalho irmanado à OAB Roraima, por sua representatividade e colaboração na promoção do engrandecimento da advocacia roraimense e da cidadania.
A OAB Roraima homenageou advogadas roraimenses durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Seccional, do ano de 2024, com Moção de Aplauso, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da classe. A honraria foi concedida às advogadas Cristiane Rodrigues de Sá e Nikelle Cristine Rodrigues Martins; que se destacaram na defesa das prerrogativas da profissão, especialmente, da mulher advogada.
Confraternização
A Noite de vinhos e massas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, organizado pela Comissão da Mulher Advogada, com o apoio da CAARR, e diretoria da OAB Roraima, foi um grande sucesso. O evento reuniu mais de 200 mulheres em um espaço agradável, com música, sorteios de brindes e muita animação.
Também foi inesquecível a Edição Especial do Pedal da Ordem – Dia Das Mulheres. O Pedal da Ordem é um projeto que cuida da saúde da advocacia, integra as pessoas, e oferece bem-estar, promovido pela CAARR e acontece todas as quartas-feiras.
E encerrando o mês da mulher, uma parceria entre a Comissão da Mulher Advogada, CAAR e Hospital do Amor, garantiram 200 mamografias e 200 exames preventivos para as advogadas roraimenses.
Conquistas
É importante lembrar que o Conselho Seccional Roraima foi o primeiro a implantar a paridade de gênero em âmbito nacional, atualmente com 60% da sua composição formada por mulheres.
Mas esta conquista iniciou em 1981, quando a desembargadora, hoje aposentada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Dra. Zelite Andrade Carneiro, foi eleita a primeira mulher no país a presidir uma Seccional, a OAB Roraima, na gestão 1981-1982, seu estado natal.
“Esse é o nosso trabalho, com inúmeras ações realizadas pela OAB Roraima, por meio da Comissão da Mulher Advogada, apoio da CAARR, para debater e conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero e as vitórias alcançadas desde o início das lutas por igualdade de direitos. E assim foi nosso mês de março, um mês especial para a advocacia roraimense e, especial, para as mulheres advogadas, onde temos espaço, voz e igualdade. E onde as portas estão e estarão sempre abertas para todos e todas!”, concluiu a presidente da CMA, Algarina Sousa.