As provas da edição deste ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) vão ser aplicadas em 22 de novembro, a partir das 13h30, no horário de Brasília. A informação foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 6 de janeiro, em edital no Diário Oficial da União (DOU).
O Enade é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação. Ingressantes também são inscritos, mas não fazem o teste. Somente alunos habilitados que realizaram a prova podem obter o diploma de graduação.Nesta edição, de acordo com o edital, serão avaliados estudantes vinculados a 30 áreas de formação superior, por meio de cursos tecnológicos, de bacharelado e de licenciatura.
Vinculado ao MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, irá divulgar em breve — e também por meio de edital — cronograma, prazos, procedimentos técnicos e quais são as responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes.
Confira lista dos cursos que serão avaliados:
I – Áreas relativas ao grau de licenciatura:
a) Artes Visuais;
b) Ciência da Computação;
c) Ciências Biológicas;
d) Ciências Sociais;
e) Educação Física;
f) Filosofia;
g) Física;
h) Geografia;
i) História;
j) Letras – Inglês;
k) Letras – Português;
l) Letras – Português e Espanhol;
m) Letras – Português e Inglês;
n) Matemática;
o) Música;
p) Pedagogia;
q) Química.
II – Áreas relativas ao grau de bacharel:
a) Ciência da Computação;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Design;
e) Educação Física;
f) Filosofia;
g) Geografia;
h) História;
i) Química;
j) Sistemas de Informação.
III – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:
a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
b) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
c) Tecnologia em Redes de Computadores.
Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2020, os cursos pertencem às áreas de conhecimento do Ano II do Ciclo Avaliativo, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciência exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.
Fonte: Inep