Cotidiano

Público terá cartilha de orientação sobre a aquisição da casa própria

Pesquisa constatou que 95% dos brasileiros fazem apenas um negócio imobiliário em toda sua vida, o que gera insegurança

Insegurança tem sido a palavra-chave na hora de adquirir um imóvel. Com o intuito de orientar as pessoas que buscam realizar o sonho de ter a casa própria, está em processo de elaboração a “Cartilha de orientação ao consumidor para aquisição de imóveis”. A distribuição será gratuita e ocorrerá nos estados do Amazonas e Roraima no mês de novembro.

A ideia da cartilha surgiu de uma exigência do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci). O material está sendo elaborado em conjunto com os órgãos de Defesa do Consumidor do Município e do Estado (Procon), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Manaus (Sinduscon), além da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, entre outros órgãos.

Segundo o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Amazonas e Roraima (Creci 18ª Região), Paschoal Guilherme Rodrigues, uma pesquisa realizada em todo o país constatou que 95% dos brasileiros fazem apenas um negócio imobiliário em toda sua vida. “Geralmente, como é o primeiro, as pessoas sempre ficam inseguras”, comentou. Por isso, a importância de se fazer um material que oriente o consumidor.

O conteúdo da cartilha contempla todos os passos a serem seguidos pelo consumidor quando ele manifesta interesse pela compra de algum imóvel. Conforme o presidente do Creci, algumas das informações expressas na cartilha serão documentos do vendedor e do comprador, necessários para a compra, seja financiamento ou não, detalhes do projeto “Minha casa, Minha vida”, taxas extras a serem pagas e garantias. 

O presidente ressaltou, ainda, orientações quanto à procura de corretores para dar início ao processo de compra do imóvel desejado. “Na hora de procurar um corretor, o consumidor deve ter cuidados para não acabar caindo nas mãos de atravessadores”, comentou. Segundo ele, a cartilha servirá de treinamento ao consumidor. “Lá estarão listados tudo o que precisa ser feito”.

Quanto à distribuição, Rodrigues informou que ela será feita em pontos estratégicos, como aeroporto, pontos comerciais, entre outros. Ele avalia que o impacto será positivo, uma vez que o consumidor terá mais segurança antes de fechar negócio com o profissional corretor.

DELEGACIA – O presidente do Creci, com sede apenas no Amazonas, informou que junto com a cartilha será inaugurada, em Roraima, a Delegacia Regional do Conselho dos Corretores de Imóveis em Roraima. O representante do órgão no Estado já foi nomeado: Gean Samarone. (M.F)