Cotidiano

Quadrilheiros ganham sede própria dentro do Parque Germano Sampaio

A Ferquaj é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 02 de abril de 2003

A Federação Roraimense de Quadrilheiros Juninos (Ferquaj) ganhou uma sede própria nesta segunda-feira, 16. O prédio foi cedido pela Prefeitura de Boa Vista e está localizado dentro do Parque Germano Augusto Sampaio, onde funcionava a antiga administração do parque. Este será o mais novo ponto cultural e administrativo do movimento quadrilheiro em Boa Vista.

A Ferquaj antes não tinha uma sede fixa, agora conta com uma estrutura com salas administrativas, anfiteatro, palco e camarim, espaço para ensaios com arquibancada e acesso adaptado para pessoas com deficiência e banheiros. O local foi todo revitalizado, proporcionando mais conforto e qualidade aos ensaios e demais atividades dos grupos juninos.

Para o presidente da Ferquaj, João da Cruz, a parceria e o apoio da prefeitura tem feito a diferença e mantido os grupos ativos. “Nós agradecemos muito o espaço cedido pela Prefeitura. É a primeira vez, em 18 anos, que a nossa entidade tem um local físico para o desenvolvimento das atividades administrativas, assim como para ensaiarmos. É bem amplo, bem localizado e vai contribuir muito para o movimento junino”, declarou.

A Ferquaj é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 02 de abril de 2003, pelos grupos: Tradição Macuxi, Namoro Caipira e Fuleta Junina. A Federação conta atualmente com 28 grupos filiados, tanto da capital, como do interior do estado. O movimento junino é mais que um evento, nos bastidores há trabalhos sociais, culturais e econômicos.

Para a presidente da quadrilha Zé Monteirão, Lulia Oliveira, receber uma sede deste nível é como um presente da prefeitura e Fetec. “A federação realmente precisava de um espaço como esse. Já estamos usufruindo de tudo, ensaiando com os grupos. Vamos ter muitas coisas boas para acontecer dentro desse espaço”, disse.

“São mais de 15 anos que a prefeitura apoia as quadrilhas municipais, realizando as festas anuais, dando apoio financeiro. Estamos entregando algo novo para a federação, agora, ela passa a contar com uma sede própria, uma área ampla onde as quadrilhas terão espaço para realizar ensaios, encontros, eventos culturais e sociais”, disse prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

CONVÊNIO – Todos os anos a prefeitura, além de promover o Boa Vista Junina também garante recurso financeiro às quadrilhas. Este ano foram repassados mais de R$ 500 mil aos grupos. O objetivo é prestar apoio financeiro aos quadrilheiros em diversas despesas, valorizar a cultura local, fortalecer a tradição Junina e contribuir com a movimentação da economia criativa. O apoio acontece há 15 anos e tem se fortalecido a cada ano.