Qual é o eletrodoméstico que mais consome energia na sua casa? Aprenda agora

Uma dica simples pode te ajudar a economizar na conta da energia

Com exceção da geladeira e freezer que guardam alimentos, o ideal é não manter a conexão de energia (Foto: Divulgação)
Com exceção da geladeira e freezer que guardam alimentos, o ideal é não manter a conexão de energia (Foto: Divulgação)

Você já tentou todos os truques para diminuir a sua conta de energia mas o valor permanece o mesmo? Aprenda agora qual é o eletrodoméstico que mais consome energia, mesmo quando desligado, e saiba como reduzir o seu consumo de eletricidade.

Segundo especialistas da área, o eletrodoméstico mais consumista é a televisão, especialmente os modelos Smart tv. Ou seja, quanto mais avançada, pior é o gasto de energia.

Isso acontece pois o modelo Smart Tv não desliga completamente, mas permanece em ‘modo de espera’, ou seja, mesmo sem estar transmitindo nada, o aparelho continua puxando energia se estiver conectado na tomada. Em alguns casos é possível ver até uma luz vermelha no eletrodoméstico, que indica que ele está parcialmente ligado.

Consumo
O motivo, segundo a análise dos especialistas, é a necessidade de conexão com a internet e atualização do sistema. Outro motivo é a sincronização automática de conteúdos, por exemplo, os aplicativos de streaming de filmes e de música. As televisões tipo Smart TV normalmente já estão praticamente prontas para funcionar quando são ligadas pelo controle remoto, o que significa um funcionamento já ativo.

A forma mais eficaz de encerrar esse tipo de comportamento do aparelho e economizar energia é desligando a televisão da tomada ao sair de casa. A informação é que retirar a Smart TV da tomada pode ter um impacto positivo e significativo na fatura de eletricidade, chegando a representar em uma redução de 10% a 20% do consumo total mensal.

O mesmo vale para outros aparelhos semelhantes como videogames, aparelhos de som, cafeteiras elétricas e outros que não estão sendo utilizados, mas ficam conectados na tomada. Com exceção da geladeira e freezer que guardam alimentos, o ideal é não manter a conexão de energia. Mas, lembre-se que quando voltar e religar, pode demorar alguns minutos a mais para que o aparelho de tv ou videogame carregue todas as informações necessárias.

Leia a Folha Impressa de hoje