Um quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) será construído no município de Bonfim. A cessão do terreno, onde será localizada a sede, foi assinada nesta terça-feira (17), entre o governador Antonio Denarium e a prefeitura municipal.
De acordo com o Governo, o terreno foi doado pela prefeitura de Bonfim e tem área total de 4.462,50 m², localizado na rua João Lopes de Magalhães, no centro do município. A construção do quartel do CBMRR faz parte do projeto de expansão da corporação para o interior de Roraima.
Segundo o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gewrly Batista, já haviam recursos destinados do Projeto Calha Norte para a construção de um novo quartel no Bonfim, mas faltava o terreno. Batista informou ainda que será instalada uma guarnição de combates a incêndios florestais, com previsão de efetivo mínimo de 30 militares.
“Agora dispomos formalmente desse espaço. É uma necessidade logística e estratégica, principalmente por se tratar de um município que faz fronteira com outro país”, disse. “Eles vão trabalhar em sistema de escala de serviço e depois, naturalmente, vamos expandir os serviços naquele município colocando também um resgate urbano, de rua”, completou.
Com a alocação de verba específica para a obra, a construção do quartel deve iniciar no próximo ano e beneficiar os municípios do Bonfim, Cantá, Normandia e Uiramutã. O recurso para o prédio é estimado em R$ 2,5 milhões e faz parte de um total de R$ 10 milhões, com emenda do ex-deputado federal, Jhonatan de Jesus, agora ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Construção de quartéis
No total, está prevista a construção de quatro quartéis do Corpo de Bombeiros de Roraima com recursos da Calha Norte. Além de Bonfim, há dois municípios que ainda não possuem efetivo da corporação implementado, como São João da Baliza e Caracaraí, e um espaço da entidade em Boa Vista, no bairro Calungá.
Serão quarteis padronizados e construídos no decorrer de 2024. “Iniciamos todo o processo junto à Calha Norte, que vai executar o convênio com o Governo do Estado. Depois será iniciado o processo de licitação da empresa responsável pelas obras”, ressaltou o comandante do CBMRR, coronel Anderson Carvalho.