Quase 1 mil alunos participam do desfile de 7 de setembro em Uiramutã

Não houve registro de incidentes durante o desfile. Evento, antes realizado pela manhã, foi transferido para a tarde por causa do calor

Centenas de estudantes de Uiramutã participam do desfile de 7 de setembro (Foto: Jardeson Pinho)
Centenas de estudantes de Uiramutã participam do desfile de 7 de setembro (Foto: Jardeson Pinho)

Mais de 750 alunos participaram, na tarde deste sábado (7), do desfile de 7 de setembro, na sede do Município do Uiramutã, região Norte de Roraima. Eles se concentraram em frente à Prefeitura, na rua Ceci Mota e, de lá, seguiram marchando à avenida Martiniano Vieira e se apresentaram na frente da Academia de Saúde, no Centro.

LEIA MAIS

Estavam no ato cívico os secretários municipais Damásio de Souza Gomes (Educação), José Novais (Articulação Política), Silas Cavalcante (Meio Ambiente e Turismo), Lucas Ângelo (Saúde) e o comandante do 6° Pelotão Especial de Fronteira (6° PEF), segundo-tenente Marcos Quintanilha, acompanhando da esposa Lethycia Quintanilha.

O evento começou com o hasteamento das bandeiras nacional, de Roraima e de Uiramutã, com a execução dos hinos. Quintanilha elogiou a presença de todos e parabenizou a tropa. “São vocês que guardam a nação brasileira aqui, no extremo Norte da nação”, observou o comandante, referindo-se aos indígenas militares da cidade.

Após o discurso, o comandante anunciou a abertura oficial do 202° desfile cívico. Perfilados e alinhados, os estudantes seguiram marchando, cadenciados pela fanfarra Arcanjos, até a frente da Academia de Saúde. Os policiais militares do destacamento do Uiramutã garantiram a segurança de todos.

Além dos alunos, também participaram do desfile servidores municipais de Educação e de Assistência Social, brigadistas mirins, Defesa Civil, conselheiros tutelares e socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O desfile encerrou com a apresentação da tropa militar do 6° PEF, que arrancou aplausos do público presente.

A novidade deste ano no desfile em Uiramutã foi a mudança de horário. Em edições anteriores, o ato cívico começava depois das 8h e terminava perto do meio-dia, debaixo de um sol escaldante. Para resguardar os alunos, crianças e adolescentes, a coordenação do evento decidiu marcar o desfile para as 16h.

Centenas de estudantes de Uiramutã participam do desfile de 7 de setembro (Foto: Jardeson Pinho)

A mudança de horário agradou os pais de alunos e a população em geral, que lotaram a avenida Martiniano Vieira durante o desfile. “Muito melhor. Nossos filhos não pegaram sol quente, como acontecia antes. Foi uma festa cívica muito bonita e todos estão de parabéns”, elogiou uma mãe de aluno.

Ao final da festa cívica, antes das 18h, os alunos retornaram para casa em segurança, como previsto pela coordenação do evento. Nem PM, nem Samu registraram incidentes durante o desfile, que também foi realizado em várias comunidades indígenas de Uiramutã.

“É gratificante ver nossas crianças fardadas, marchando com segurança e comemorando a Independência do Brasil. É uma linda festa cívica”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Damásio de Sousa Gomes.