Cotidiano

Quase 10 mil metros de fiação elétrica foram furtados na Capital

As praças são os principais alvos dos criminosos

Uma atividade criminosa tem causado prejuízo à população e aos cofres públicos de Boa Vista. O furto da fiação elétrica que garante a iluminação pública da cidade deixa vários pontos da cidade no escuro.

As praças são alguns dos principais alvos dos criminosos. Em 2015 e no início de 2016, foram furtados um total 10 mil metros de fiação elétrica.

Em 2015, 7 mil metros de fios foram furtados de seis espaços públicos da capital: Complexo Ayrton Senna, Praça do Asa Branca, Parque Germano Augusto Sampaio, Praça do Mirandinha, Praça da Pirâmide e Praça Simon Bolívar. Essa última lidera o ranking das praças com um dos maiores quantitativos de fios furtados, mais de dois mil metros.

Nem mesmo o perigo de escalar a Ponte dos Macuxi é capaz de intimidar quem pratica o crime. No ano passado foram furtados 450 metros de cabos do local. Nos dois primeiros meses deste ano, esse número aumentou quase cinco vezes em relação a todo o ano de 2015.

Foram registrados o furto de mais de dois mil metros de cabos elétricos de 25 milímetros, comprometendo a iluminação e a segurança de quem trafega por ali. A ponte é o ponto que mais sofre com a prática recorrente.

Os fios são cobiçados por serem de cobre, material utilizado para fabricação de diversos objetos, dentre eles: utensílios domésticos, mobílias, moedas, aquecedores solares, tubulações de água. Além de serem usados em serviços de mecânica automotiva. O furto dos cabos e fios de energia é crime previsto em lei.

Com informações da Semuc