Por conta da pandemia, as cirurgias eletivas continuam suspensas conforme portaria estadual publicada em março deste ano. Atualmente, 2.356 pacientes aguardam por esse procedimento.
A Secretaria de Saúde (Sesau) informou que os procedimentos de urgência e emergência continuam sendo realizados no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, mediante avaliação médica.
A portaria que suspendeu as cirurgias eletivas dispõe ainda sobre a realização de consultas, exames, procedimentos médicos invasivos e não invasivos de caráter eletivo, durante a pandemia.
Ainda de acordo com a Sesau, a Portaria regulamenta esses serviços de acordo com o Decreto Nº 28587-E, de 16 de março que trata sobre o enfrentamento à pandemia.
Estão parcialmente suspensas também, à realização de procedimentos eletivos em outros Estados que atendem por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
De acordo com a Sesau, os pacientes estão sendo transferidos à medida que as unidades fora do Estado disponibilizam vagas para o atendimento.
A nota enviada pela Sesau reitera que a decisão é temporária, uma vez que todos os Estados passam pela mesma situação que Roraima.
Paciente com tumor cerebral aguarda cirurgia há 4 meses
Mesmo a Sesau realizando as cirurgias de urgência e emergência, a paciente Geane Gomes Aciole, de 28 anos, que está internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) desde o inicio do mês de março deste ano, ainda espera para fazer uma cirurgia emergencial de tumor em topografia de tronco cerebral.
A Sesau informou por meio de nota que as cirurgias de urgência e emergência estão sendo realizadas no HGR e que a paciente está incluída no mapa de agendamento.
Ainda conforme a Sesau, para a realização do procedimento foi necessário realizar a aquisição de um equipamento chamado Aspirador Ultrassônico, que deve ser entregue pela empresa até o início da segunda quinzena de julho, e tão logo chegue ao Estado será feita a marcação da cirurgia.