Entre os infectados pelo novo coronavírus, os profissionais de saúde também foram acometidos pela doença representando um alto índice. Em Roraima, existem 8.607 servidores atuando na área da saúde, na Capital e interior, entre efetivos, comissionados, cooperativados e seletivos.
Ao todo, 2450 desses profissionais testaram positivo para a doença, e desse total, 951 técnicos de enfermagem contraíram o vírus, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
Além dos técnicos e auxiliares de enfermagem, outros profissionais como médicos representam 208 infectados, agentes comunitário de saúde 185 e enfermeiros 386.
O motivo do alto número de profissionais da saúde infectados, é devido a estarem mais expostos ao vírus.
Diante do alto número de infectados pela doença, a Sesau se pronunciou por meio de nota à reportagem da FolhaBV e informou que desde o início da pandemia adotou medidas de segurança nas unidades hospitalares para evitar a disseminação do vírus.
Ainda em nota, a Secretaria disse que quando um servidor apresenta a suspeita de estar com Covid-19, ele é orientado a passar por uma avaliação médica, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou com seu médico de rotina.
“Dessa forma, adotamos as medidas necessárias em caso de confirmação, o que inclui o afastamento imediato do trabalho”, diz trecho da nota.