Cotidiano

Quase 40 vagas são ofertadas para estudantes de medicina

As inscrições podem ser efetuadas no período de 16 de novembro a 13 de dezembro

A Comissão de Residência Médica da Universidade Federal de Roraima e a Comissão Estadual de Residência Médica de Roraima lançaram o edital da seleção pública de candidatos ao preenchimento de vagas para Médicos Residentes nos Programas de Residência Médica (PRMs).

No total, 39 vagas estão sendo ofertadas, sendo 33 de acesso direto nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Infectologia, Medicina da Família e comunidade, Cirúrgica Básica e Anestesiologia; duas vagas para Neonatologia e quatro vagas para as especialidades de Mastologista e Medicina Intensiva. 

As inscrições podem ser efetuadas no período de 16 de novembro a 13 de dezembro. Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição e/ou atendimento especial têm os dias 16 e 17 de novembro para fazê-la.

As provas do seletivo serão no dia 24 de janeiro de 2021 e na mesma data os candidatos deverão entregar o Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro e no dia seguinte, 19, inicia a 1ª chamada para a matrícula dos aprovados. Outras datas do seletivo estão disponíveis no edital.

Os candidatos selecionados irão atuar nos Hospitais do Sistema Único de Saúde do Estado de Roraima: Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista (SMSA).

“Buscamos um profissional diferenciado em assistência humanizada e alto grau de conhecimento técnico em sua área de formação. Até hoje uma grande parte dos profissionais permanece no Estado, mesmo tendo ido cursar subespecialização fora, retornaram e isso aumenta a qualidade da saúde do Estado”, avaliou a professora Ellen Weimann, coordenadora do Programa.

HÍSTÓRICO 

Desde 2005 há a oferta de vagas para Residência Médica em Roraima, ano em que houve o ingresso das primeiras turmas em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. No período a administração era do Governo do Estado. A primeira turma formou 3 pediatras e um ginecologista, os quais seguem atuando em Roraima e prestando serviço para o Serviço Único de Saúde (SUS).

O Programa passou a ser gerenciado e administrado pela UFRR em 2017, formando sua primeira turma em 2018. O número de residentes formados, até hoje, é de 271 profissionais, sendo 74 pela UFRR.