Cotidiano

Quase 500 foragidos foram recapturados em 2015

A consulta ao sistema de segurança da Dicap também foi responsável pela recuperação de 240 veículos com restrição de roubo e furto

Até o início dessa semana, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Sejuc já havia realizado um total de 490 prisões de foragidos durante o ano de 2015 até ontem. Conforme o balanço dos trabalhos realizados este ano apresentado pela Divisão à Folha esta semana, houve ainda o cumprimento de 120 mandados de prisão.

Na avaliação do chefe do setor, Roney Cruz, o trabalho realizado durante 24 horas por dia foi um dos fatores considerado mais importante para o sucesso de suas ações. Conforme Cruz, a medida de manter agentes durante 24 horas de plantão é, na verdade, uma ferramenta importante de suporte para os demais órgãos de segurança que atuam no estado.

“Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sistema Penitenciário recebem apoio da Dicap quando necessitam de informações, consulta a pessoas e veículos”, explica o chefe da Divisão.

E o trabalho em conjunto com outros órgãos resultou na realização de mais de 26 mil consultadas ao plantão da Dicap durante todo ano de 2015. “Isso permitiu que os órgãos de segurança recuperassem ao todo cerca de 240 veículos com restrição, além de dezenas de foragidos localizados durante abordagens de rotina realizada pelas polícias”, informou.

O suporte ao Sistema de Segurança Estadual permite a troca de informações com outras instituições e reforça o combate à criminalidade. “Essa interação é essencial para a prevenção, o combate e a coibição de crimes em Roraima de forma positiva. A quantidade de recaptura é resultado desse trabalho de cooperação entre instituições”, avalia Roney Cruz.