Cotidiano

Quase 700 crianças especiais estão na rede municipal de ensino

Quase 700 alunos que apresentam algum tipo de deficiência: física, intelectual, auditiva, visual, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação são atendidos pela educação especial do município em Boa Vista. 

A prefeitura investiu em salas de aula com recursos multifuncionais e para respeitar e garantir a inclusão dessas crianças nas mesmas metodologias de ensino, com o currículo educacional voltado à primeira infância, também foi feito investimento na capacitação continuada de profissionais e contratação por meio de concursos, que garante a permanência de assistentes e cuidadores dentro das salas. 

Segundo a prefeitura, os educadores promovem metodologias diferenciadas para o aprendizado de cada criança, seja nas Salas de Recursos Multifuncionais ou no Centro Municipal Integrado de Educação Especial.

A rede municipal de ensino informou que disponibiliza ainda um cuidador para atender aos alunos, público-alvo da educação especial, que apresentam limitações no processo de alimentação, higienização e locomoção. E oferece vagas para alunos com necessidades especiais em todas as escolas do município, garantindo a matrícula para o aluno na escola municipal mais próxima de sua casa. 

Sara Oliveira Viana, de 6 anos, aluna da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues, localizada no bairro Tancredo Neves, é uma das crianças atendidas pela educação especial. A mãe Cristiane dos Santos contou que fez uma pesquisa nas escolas mais próximas para saber como funcionava a inclusão da criança especial e ficou surpresa com o resultado.

“Eu acho a escola maravilhosa, porque minha filha é tratada igual as outras crianças. Ela vai para a sala com as outras crianças, sendo que ela tem atividade diferenciada com a pedagoga especialista. Ela recebe o material igual as outras crianças, só a maneira de ensinar que é diferente. Tenho sentido muito resultado em casa. O fato de ela ter um contato direto com as outras crianças melhorou o relacionamento dela, porque antes podia ter muitas crianças, mas ela não ligava, estava sempre no mundo dela”, disse.

A pedagoga Jocivânia Bezerra, especialista em educação especial e psicopedagogia institucional e clínica, explica que quando a criança chega à escola é feito o acolhimento de toda família.

“A criança é recebida numa sala comum, junto com o professor, porém é feito todo um planejamento, adaptado de acordo com as necessidades da criança. Na sala de recursos desenvolvemos as atividades, não trabalhamos a condição, mas a forma que a criança vai desenvolver as habilidades e potencialidades”, disse.