Ao completar 90 dias no pátio, o veículo pode ser leiloado, conforme está previsto no Código de Trânsito Brasileiro
O pátio do CRDV (Centro de Remoção e Depósito de Veículo), localizado na avenida Carlos Pereira de Melo, no bairro Jardim Floresta, recebe diariamente veículos apreendidos em blitze, envolvidos em acidentes ou com documentos irregulares. Atualmente, estão no depósito cerca de três mil veículos, que aguardam ser resgatados pelos proprietários.
O local, vinculado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por meio de uma concessão pública, recebe diariamente diversas pessoas interessadas em retirar carros e motocicletas, no entanto, muitos desconhecem o procedimento necessário para a regularização dos bens apreendidos, gerando um acúmulo de veículos no local.
Para retirar o veículo o usuário deve regularizar o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento), cujo porte é obrigatório. Deixando o documento atualizado, o proprietário ou procurador legal deve ir até o setor de atendimento do Detran para retirar o documento regularizado e depois retornar ao CRDV para retirada do bem.
No CRDV, o veículo passará por uma vistoria, pois só pode ser liberado se estiver regular. Se houver algum item em desacordo com CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o proprietário necessitará regularizar a situação. Caso o proprietário necessite da 2ª via do DUT (Documento Único de Transferência) para retirar o bem apreendido, ou do lacre do veículo, a vistoria é obrigatória. Com a documentação em dias o proprietário ou procurador legal pode se dirigir ao Pátio de Apreensão e retirar o veículo.
O diretor jurídico da autarquia, Antônio Alves, explicou que um dos itens que mais gera dúvidas nos condutores são as diárias de estadia e remoção. “As diárias dos veículos apreendidos só são cobradas até 30 dias. A partir do trigésimo dia no depósito, o proprietário fica isento dessa taxa, não importa o tempo de permanência do bem, lembrando que com 90 dias ele pode ser leiloado, conforme está previsto no Código de Trânsito”, disse. O preço das diárias varia de R$ 5 (motocicletas) a R$ 30 (guincho para automóveis). (Fonte: Ascom/Detran)