Os cursos de Pedagogia no Campo, Agronomia, Engenharia de Pesca e Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Roraima (UERR), criados para atender o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), foram extinguidos da grade curricular da instituição. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 15 de dezembro.
Na resolução, o reitor da universidade, Regys Odlare Lima, informou que a decisão partiu do Conselho, em sessão extraordinária realizada no dia 11 de dezembro.
Ele justificou que foram detectadas irregularidades no processo de aprovação dos cursos do Pronera e que a Uerr não possui orçamento e infraestrutura adequada para manter os cursos do programa. Conforme ele, a universidade já atende diversas localidade no Estado, incluindo áreas próximas de assentamentos com diversos cursos e vestibular permanente.
Também foram anunciadas as suspensões a abertura de novas turmas do curso de Especialização no Campo com ênfase em Agricultura Familiar e Sustentabilidade (Pronera/Incra).