Cotidiano

Quatro estudantes representarão RR nas Olimpiadas de Língua Portuguesa

No total, foram 704 trabalhos inscritos de 176 escolas com a participação de 451 professores

Na última terça-feira (30) a Comissão Estadual definiu os representantes de Roraima para a Etapa Regional da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”. Foram selecionados quatro alunos sendo três de unidades estaduais e um aluno de uma instituição municipal.
Na categoria Crônicas destinada aos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, o vencedor foi o aluno Luan Vitor Silva Vasconcelos, da Escola Estadual Camilo Dias com o texto intitulado “Meninos matreiros do Vivaz”. A orientadora foi a professora Marcélia Nicácio da Silva.
Na categoria Artigo de Opinião, para alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio, o vencedor foi o estudante Pedro Silva de Brito, da Escola Estadual Professora Genira Brito, do município de Cantá. A orientadora foi a professora Lussimar Souza Silveira da Silva.
Já na categoria Memórias Literárias, voltada aos alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, a vencedora foi a estudante Ana Quezia Santos Fernandes, da Escola Estadual Wanda David Aguiar com o texto “As lembranças brotam como olho d’água”. A orientadora foi a professora Suzana Mouta Rodrigues de Lemos .
E, na categoria Poema, para alunos do 5° e 6° ano do Ensino Fundamental, em primeiro lugar ficou a estudante Jamily Ferreira Assunção da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, com o texto “Um fim de mundo que encanta”. O orientador foi o professor Josué Rodrigues da Silva.
No total, foram 704 inscrições de trabalhos (distribuídas entre os quatro gêneros literários) de 176 escolas e 451 professores. A Comissão Estadual analisou 39 trabalhos e retirou os quatro melhores textos.
“Apesar do número expressivo, sentimos que há a necessidade de um maior empenho dos professores orientadores bem como da coordenação pedagógica das instituição para a melhoria da qualidade dos textos”, avaliou Narda Carvalho, coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Ela informou ainda que, dando continuidade ao cronograma, o próximo passo será a Etapa Regional, que ocorrerá nos meses de outubro e novembro.
Somente na semana que vem serão divulgados os locais de disputa. Após essa fase, os classificados vão para a Etapa Nacional, que selecionará os 20 melhores textos. Esta Etapa está prevista para o mês de dezembro, em local a ser definido pela coordenação.  
A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro busca contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Destinada aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de todo o país, é realizada de dois em dois anos e neste intervalo de tempo, são executadas ações de formação presencial e a distância para professores.
Também são realizados estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Roraima foi destaque em 2012
Em 2012, na 3ª edição da Olimpíada, a rede de ensino de Roraima teve destaque no evento. Vários estudantes se classificaram nas etapas da Olimpíada. Foram inscritos 36 textos, sendo sete na categoria Artigos de opinião, dez em Crônicas, sete na categoria Memórias literárias e 12 na categoria Poemas. Quatro estudantes classificaram-se para a Etapa Regional e um chegou até a Etapa Nacional.
Na categoria Artigo de opinião, a classificada foi a estudante Danniela Miranda Lima Silva, da Escola Ayrton Senna, com o texto intitulado: Trânsito em Boa Vista. Na categoria Crônica, quem levou a melhor foi a estudante Karoline Lima Peres, da Escola Camilo Dias com o texto “As meninas da chuva”. Karoline garantiu uma vaga e disputou também a Etapa Nacional, na sua categoria.
Já na categoria Memórias Literárias, a vencedora foi a aluna da Escola Estadual Lobo D’Almada, Ligia Guilherme Figueiredo, com o texto “A praça da Bandeira…. o Carro de boi….e as Alvoradas” e na categoria Poema, venceu o aluno Matheus Dourado Souza, com o texto “Roraima, o que dizer de ti? da Escola Estadual Wanda David de Aguiar.
Fonte: Ascom-Seed