'Questão de extrema importância', afirma Denarium sobre possível interrupção de gás natural

Governador de Roraima se reuniu com representantes do Ministério de Minas e Energia nessa terça (10)

Antonio Denarium e o deputado Stélio Dener se reuniram com Em reunião com representantes do Ministério de Minas e Energia. (Foto: Secom)
Antonio Denarium e o deputado Stélio Dener se reuniram com Em reunião com representantes do Ministério de Minas e Energia. (Foto: Secom)

Em reunião com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e o deputado federal Stélio Dener (Republicanos) nessa terça-feira (10), o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), destacou os riscos à possível interrupção no fornecimento de gás natural para o Estado. A situação envolve o abastecimento da Usina Jaguatirica II, que, desde 2022, utiliza gás extraído do Campo do Azulão, em Silves, no Amazonas, uma área que foi recomendada para interdição pelo Ministério Público Federal.

“Essa é uma demanda que já apresentei anteriormente ao presidente da Aneel, Sandoval de Araújo. Hoje fui informado pelos representantes do MME, que o Ministério dos Povos Indígenas e a Funai já foram informados pelo MME e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do risco que a descontinuidade da exploração de gás natural no Amazonas irá gerar, com graves impactos aos consumidores de Roraima e Amazonas”, afirmou.

Denarium classificou a questão como “de extrema importância” e alertou para a possibilidade de um colapso no sistema energético local, com a consequente ocorrência de apagões. A interrupção do fornecimento de gás colocaria em risco o funcionamento da usina, o que afetaria diretamente 70% da energia consumida pela população de Roraima.

O governador ainda reiterou que continuará acompanhando de perto o caso e trabalhando para garantir uma solução. Além disso, reforçou que também defende a interligação ao Sistema Nacional de Energia Elétrica, por meio do Linhão de Tucuruí, como uma alternativa para garantir a segurança energética em Roraima.