Uma imitação de arma de fogo com mira telescópica foi encontrada em uma aeronave executiva no Aeroporto Internacional de Boa Vista na última sexta-feira, 8, durante fiscalização de rotina da Receita Federal. Além da réplica, também foram apreendidos outros produtos de alto valor que juntos representam a quantia aproximada de R$ 25 mil.
O analista tributário da Receita Federal em Roraima, Welton Lúcio, informou que os fiscais conversaram com as quatro pessoas que ocupavam a aeronave.
O avião havia partido dos Estados Unidos e o destino final era o Brasil.
De acordo com a Receita, houve desencontro de informações, o que chamou a atenção dos fiscais.
“Na verificação mais apurada da aeronave, acabamos encontrando uma grande quantidade de material, com produtos de alto valor, como perfumes, bebidas, iPhones, itens esportivos, equipamentos para aeronaves e um simulacro de arma de fogo semelhante a uma carabina”, explicou o analista.
O simulacro de arma de fogo não é proibido, mas necessita de uma autorização de importação controlada do Exército Brasileiro. No entanto, nenhum dos envolvidos chegou para apresentar o material que estava escondido em alguns lugares de difícil acesso.
“No caso, foi cometida uma infração só constatada após a busca na aeronave”, completou.
Vale ressaltar que as quatro pessoas envolvidas não foram presas, sendo feita somente a retenção da mercadoria.
“São apreensões distintas porque temos materiais que são de importação permitida e de importação controlada. Será feita a análise de cada caso”, reforçou o analista.
Após a apreensão, a previsão é que seja instaurado um processo administrativo fiscal em que haverá um auto de infração e, dependendo de cada situação, o material poderá ser doado, colocado em leilão ou destruído.