Cotidiano

Raio cai no meio do asfalto e atinge adolescentes e criança

Raio caiu no asfalto ao lado de três adolescentes e uma criança de 11 anos que atravessavam a RR-203, no início da tarde de ontem

Quatro estudantes foram atingidos por um raio, no início da tarde de ontem, 22, no Município do Amajari, na região Norte do Estado. Eles participavam das competições dos Jogos Escolares Indígenas na comunidade da Mangueira. Apesar do susto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que eles receberam atendimento médico e passam bem. Por conta disso, os jogos foram temporariamente suspensos pelos organizadores.

Os estudantes, que têm entre 11 e 17 anos, foram atingidos pelo raio quando estavam atravessando a RR-203, que interliga a BR-174 norte à Vila Brasil, sede do Amajari, após tomar banho na casa de um amigo. No local onde o raio caiu, a poucos metros das vítimas, ficou um buraco no asfalto.

Eles retornavam para o jogo de futebol que acontecia na comunidade do Guariba. Os estudantes ficaram agonizando no chão e foram socorridos incialmente por funcionários da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, que passavam de carro pelo local, conforme mostra o vídeo que foi gravado no celular por um morador da comunidade.

As quatro vítimas, duas mulheres e um homem, foram removidas na carroceria da pick-up da Sesai para o Hospital Geral de Roraima (HGR), e a garota de 11 anos, para o Hospital da Criança Santo Antônio, ambos em Boa Vista, a cerca de 100 km quilômetros do Amajari.

SESAU – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os pacientes deram entrada na tarde de ontem no HGR. “A paciente de 17 anos sofreu uma convulsão no local do incidente e está internada fazendo o exame de tomografia para avaliar se possui alguma sequela. Já os pacientes de 16 e 14 anos foram monitorados pela equipe médica e já foram liberados do hospital”.

Ainda de acordo com a Sesau, a outra criança de 11 anos estava recebendo atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio. “Está sendo realizado o monitoramento e exames para avaliar seu quadro clínico. Ela está consciente e depende do resultado dos exames para ser liberada”, diz a nota.

DICAS – Conforme os especialistas, para evitar ser atingido por um raio é preciso saber procurar um local seguro para se abrigar quando a tempestade estiver perto; evitar locais elevados, campos abertos ou acima do nível médio das árvores; se estiver num local elevado e muito íngreme, como uma montanha, sentar-se numa pedra ou em qualquer objeto não metálico; evitar posicionar-se perto de árvores isoladas e abrigos abertos. (B.B)