Os cinemas, teatros e auditórios de Boa Vista ainda não reabriram, mas quando retornarem as atividades vão precisar seguir algumas regras para atender os clientes. Uma delas é a proibição do uso de óculos 3D para acompanhar a exibição de filmes até o final da pandemia.
A orientação é do Plano de Retomada de Atividade Econômica, lançado pela Prefeitura de Boa Vista (PMBV). Antes, os óculos 3D são distribuídos para os clientes, que devem retornar os equipamentos ao final do filme para higienização. Agora, a recomendação é que se utilizem acessórios descartáveis.
A medida pode até desagradar alguns fãs mais fiéis, considerando que muito dos filmes ainda não lançados são voltados justamente para essa função tecnológica que pretende aproximar o público da tela do cinema.
Porém, a medida tem o objetivo de impedir a contaminação do coronavírus, considerando que as autoridades em saúde recomendam que não se troquem itens de uso pessoal, entre eles, os óculos 3D.
Outra recomendação que também deve mudar a forma de ver filmes é a necessidade de higienização das salas. A recomendação visa higienizar equipamentos, poltronas e outros itens de uso comum com álcool 70% ou diluição de hipoclorito de sódio a 2%.
Para isso, deve haver o fechamento para limpeza de todas as salas por pelo menos uma hora entre cada exibição. Ou seja, as sessões seguidas umas das outras não devem mais acontecer, sendo necessário ampliar o tempo de intervalo entre as exibições.
Confira as outras orientações para reabertura dos cinemas, teatros e auditórios
Além de não poder mais utilizar os óculos 3D e atender todas as condições gerais para funcionamento das atividades, os cinemas, teatros e auditórios deverão também utilizar a capacidade máxima conforme as instruções normativas da vigilância sanitária ou demais regulamentações; disponibilizar álcool 70% em gel ou líquido na entrada das salas, bem como em locais de fácil acesso; liberar a saída de água nos bebedouros somente para o uso de garrafas próprias e ou copos descartáveis, com lixeiras fechadas com pedal para o descarte.
Também devem agendar o fechamento para limpeza do espaço por pelo menos duas horas entre cada evento ou reunião; proibir o uso de brinquedos coletivos, tais como piscinas de bolinhas, escorregadores, entre outros, e permitir somente música para som ambiente, não sendo permitido dançar até que seja declarado o final da pandemia.
A previsão é que os cinemas, teatros e auditórios voltem às atividades na terceira etapa da reabertura do comércio, prevista para ocorrer em 20 de agosto, caso os índices de contaminação de covid permaneçam baixos em Boa Vista.