Após o tumulto causado no primeiro dia de recadastramento do programa Crédito Social, do Governo Estadual, a titular da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Emília Campos, informou que a situação está regularizada e que até o final do próximo mês, todos os beneficiários, tanto os da Capital quanto os do interior, estarão aptos para continuar no programa.
“O recadastramento começou na quinta-feira, dia 19. Nós tivemos uma procura muito grande dos beneficiários e fomos surpreendidos com isso”, disse a secretária. Ela explicou que o tumulto aconteceu porque muitos confundiram o dia do recadastramento e também por pessoas que queriam se inscrever no programa. “Isso acabou ocasionando uma grande demora no atendimento. Mas nós conseguimos normalizar a situação e atendemos os mais de 1.400 beneficiários com a inicial ‘A’ uma hora antes do final do prazo, que era às 18h daquele dia”, contou Campos.
Ela reforçou que a situação do programa está sendo normalizada e aqueles que perderam o dia correto do recadastramento devem procurar a sede do programa para regularizar sua situação. “Nos primeiros três dias de atendimento, mais de três mil pessoas já foram recadastradas. Além disso, os atendimentos no interior do Estado também já foram iniciados neste final de semana, na sede do município do Rorainópolis”, disse.
O recadastramento na Capital segue até o dia 13 de março, na Universidade Virtual de Roraima (Univirr), na avenida São Sebastião, bairro Tancredo Neves. As datas de recadastramento em Boa Vista obedecerão aos critérios das letras organizadas em ordem alfabética. Nos municípios do interior, a ação deve seguir até o final de março.
RETROATIVO – De acordo com a secretária, após a conclusão do processo, o pagamento retroativo dos meses de janeiro, fevereiro e março será efetuado. “Isso deve acontecer no mês de abril, quando nós estaremos com o processo de regularização quase completo, a depender somente do resultado final da auditoria”, enfatizou. A partir do segundo semestre, acontecerá abertura para novos cadastros.
PARCERIA – Conforme a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Emília Campos, foi realizada uma parceria entre a Setrabes e cursos de graduação em Assistência Social da Capital para que o perfil social dos beneficiários seja traçado, possibilitando que somente pessoas que se adéquem a todas as exigências do programa sejam recadastradas.
“Além de nos possibilitar um ganho na qualidade do programa, a parceria com esses alunos retorna para eles como cumprimento de carga horária exigida para formação deles e experiência na área. Isto está sendo muito gratificante”, reforçou a secretária.
AUDITORIA – Suspenso no início de janeiro por suspeitas de irregularidades, o programa Credito Social está sob auditoria. De acordo com Emília Campos, um laudo preliminar já foi emitido. “Contudo a cada novo dia encontramos mais irregularidades. Por isso, se sentiu a necessidade de estender a auditoria para que, ao final, tenhamos um relatoria muito mais completo” disse Campos. (J.L)
Em Boa Vista, recadastramento dos beneficiários continua hoje A Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) inicia hoje, 23, o recadastramento dos beneficiários do Crédito Social com nomes que começam com as letras “B, C, D”. O atendimento segue até amanhã, 24, na sede da Universidade Virtual de Roraima a partir das 8 horas, sem intervalo para o almoço.
Para ter direito ao benefício são observados os seguintes critérios: família chefiada por mulher e que tenha filhos na faixa etária de zero a 18 anos incompletos; família com maior número de pessoas na faixa etária de zero a 18 anos incompletos, pessoas com deficiência e acometidos de doenças graves e idosos, além de ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo.
DOCUMENTOS – No ato do recadastramento, a pessoa deve apresentar cópias e originais do RG, CPF, cartão do beneficiário, título de eleitor, comprovante de renda ou declaração equivalente do benefício e do cônjuge, como também comprovante de residência, certidão de casamento ou declaração de união estável, certidão de nascimento dos filhos, declaração de matrícula dos filhos menores de 18 anos, carteira de vacinação (para crianças de até 7 anos de idade).
Os autônomos atendidos pelo programa devem apresentar declaração de renda, e os idosos e pessoas que recebem algum benefício social do Governo Federal devem apresentar um comprovante que informe o valor do repasse.
Datas de recadastramento em Boa Vista
Letras
Dias
A
19 a 20 de fevereiro de 2015
B/C/D
23 a 24 de fevereiro de 2015
E/F
25 a 26 de fevereiro de 2015
G/H/I
27 de fevereiro e 02 de março de 2015
J/K/L
03 e 04 de março de 2015
M
05, 06 e 09 de março de 2015
N/O/P/Q
10 de março de 2015
R/S
11 e 12 de março de 2015
T/U/V/W/X/Y/Z
13 de março de 2015
Quase três mil pessoas são recadastradas em Rorainópolis Durante o final de semana, a coordenação do programa Crédito Social recadastrou mais de 2.700 pessoas na Vila Martins Pereira e na sede do município de Rorainópolis, na região Sul do estado.
A ação teve início na parte da manhã de sábado na vila Martins Pereira na Escola Estadual Fagundes Varela. O recadastramento continuou no período da tarde na Escola Estadual Joselma Lima de Souza. O atendimento foi organizado pela letra do nome do beneficiário.
A secretária da Setrabes, Emília Campos, explicou que as famílias inseridas no Crédito Social representam o público prioritário das ações sociais que o governo vai desenvolver. “Isso garante que nossos beneficiários tenham acesso aos serviços e oportunidades oferecidas pelo governo”, frisou.
Durante o atendimento, os beneficiários respondem a um questionário socioeconômico detalhado. Isso deverá permitir que, posteriormente, sejam analisados quais beneficiários realmente atendem aos critérios do programa, evitando novas irregularidades.