A Receita Federal já formalizou um total de 19 ações fiscais contra sonegadores de impostos em Roraima. O trabalho até o momento já resultou na identificação de, pelo menos, R$ 15 milhões em impostos sonegados por contribuintes do estado.
Segundo a Receita, uma das ações abertas é de um contribuinte que só ele deve mais de R$ 5 milhões. Além de autuar, a Receita Federal encaminha os casos como representação fiscal para fins penais ao Ministério Público Federal (MPF), “por ter sido identificado crime contra a ordem tributária”.
O trabalho especial voltado especificamente para contribuintes com alto poder contributivo está sendo realizado por auditores fiscais em Boa Vista depois que detectaram inconsistências nas declarações de rendimento. Uma das inconsistências encontrada é a forma equivocada que os sonegadores haviam classificado os rendimentos e também o fato de não declarar os rendimentos corretamente provocando com isso insuficiência nos valores recolhidos.
A Receita Federal vai continuar com esse levantamento e outras ações fiscais estão em curso com a grande parte dos contribuintes já intimados a prestarem informações ao fisco. “O trabalho consiste basicamente em comparar as informações declaradas pelos contribuintes selecionados, com as constantes das bases de dados da Receita Federal como cartórios, administradoras de cartão de crédito, bancos”, explicou a Receita Federal.
A Delegacia em Boa Vista informou ainda à imprensa por meio de nota “que está atenta à evolução patrimonial e de renda dos contribuintes”. “Os dados relativos à compra e venda de imóveis, movimentação financeira, receita de aluguel, rendimento de profissionais autônomos e aquisição de veículos novos entre outras informações são importantes para identificação de valores não oferecidos à tributação”, detalhou a nota.
Fonte: RFB