SAÚDE PÚBLICA

Recém-nascida cai de incubadora na Maternidade e pais denunciam negligência

A situação teria ocorrido no dia 1º de julho após a incubadora ter ficado aberta

A unidade teria informado a queda da bebê aos pais, que não estavam no local no momento do ocorrido. (Foto: arquivo pessoal)
A unidade teria informado a queda da bebê aos pais, que não estavam no local no momento do ocorrido. (Foto: arquivo pessoal)

Uma recém-nascida, de um mês, caiu da incubadora do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth no último dia 1º de julho. A situação teria ocorrido após a incubadora ter ficado aberta durante verificação de rotina.

O caso foi denunciado pelo pai da bebê, Michel Henrique, à FolhaBV. Conforme conta, a recém-nascida é gêmea e estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Maternidade junto com o irmão. No dia do ocorrido, ele e a esposa decidiram ir para casa, por volta das 15h, descansar. Mas antes de sair, ela foi verificar como estavam os gêmeos.

“Minha filha estava quase escorregando lá de cima da incubadora. Minha esposa avisou então pedi para a fisioterapeuta fazer aquelas massagens, ficar olhando. Quando eu saí ela estava fazendo massagem da minha filha. Fiquei tranquilo, deixei ela com a minha filha e saí”, explicou Michel.

O casal retornou à maternidade às 18h. Porém, antes de entrarem na UTI, uma médica informou a queda da bebê, que teria acontecido uma hora antes. Segundo Michel, outros pais viram a recém-nascida cair.

“Ela caiu de lado. O pessoal viu ela caindo, quatro testemunhas e a trava de segurança que as enfermeiras abrem lá para ajeitar, que não deve ser aberta, deixaram ela aberta. A minha filha bolou por cima da portinha, caiu do lado e bateu a cabeça no chão”.

A recém-nascida foi encaminhada ao Hospital Geral de Roraima (HGR), onde, de acordo com o pai, só realizou a tomografia três horas da madrugada, quando o médico chegou. A criança foi diagnosticada com fratura extensa no crânio, sem necessidade de cirurgia.

Demais denúncias

Michel Henrique ainda informou que durante o período em que ficaram na unidade hospitalar, observou diversas situações que também denunciou. De acordo com ele, os alertas de segurança dos equipamentos eram constantemente ignorados, viu a dosagem alterada da filha sem a solicitação de um médico e os cabos dos equipamentos estavam sem limpeza adequada.

“Tenho enorme preocupação e angústia, não apenas pela minha família, mas por todas aquelas que confiam a vida de seus filhos aos cuidados desta UTI. A minha intenção não é apenas expor a negligência e falhas encontradas, mas buscar que medidas sejam tomadas para que nenhuma outra família tenha que passar por momentos tão angustiantes. As ações tomadas pela equipe não foram apenas irresponsáveis, mas também colocaram em risco a vida dos meus filhos, além de terem causado um enorme trauma para nossa família”, finalizou.

Os pais informaram que irão realizar denúncia à ouvidoria da Maternidade, assim como buscar medidas judiciais pela situação. Já os gêmeos, receberam alta médica neste final de semana.

Nota da Sesau

“A Direção Geral do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth informa que até o momento não houve formalização de denúncia relacionada ao fato junto à Ouvidoria da unidade. Contudo, diante do fato narrado, iniciou uma investigação para apurar o que de fato ocorreu e assim tomar as medidas cabíveis.

A direção geral da unidade esclarece ainda que possui equipe 24 horas por dia para a realização de limpeza em toda a unidade, podendo ser acionada pelo paciente sempre quando solicitada”.