Cotidiano

Recontagem de votos altera ordem de classificação da eleição de conselheiros

Apenas três candidatos continuaram com a mesma quantidade de votos depois da recontagem. O primeiro colocado, na segunda lista, obteve mais 48 votos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou, no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 16 de outubro, a lista da recontagem de votos dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Boa Vista. A ordem de classificação dos candidatos após a recontagem ficou quase que na totalidade diferente da lista preliminar, divulgada no Diário do dia 8 de outubro.

Um exemplo é o caso da candidata que ficou em primeiro lugar na lista preliminar, que desceu para a terceira colocação. Já o que estava em terceiro lugar, na preliminar, subiu para o primeiro lugar, na lista divulgada no DOM do dia 16 de outubro.

O primeiro colocado, Valbert Costa da Silva, após a recontagem, ganhou mais 48 votos que não haviam sido pontuados na primeira contagem. Já a primeira colocada da lista anterior, perdeu oito votos.

Do resultado preliminar com os 54 candidatos, divulgado no dia 8 de outubro, apenas três candidatos não tiveram nenhuma alteração no número de votos. Os demais tiveram ou votos para mais ou votos para menos.

A recontagem dos votos aconteceu uma semana depois da eleição unificada para eleger os 15 conselheiros que vão atuar na capital. Um grupo de candidatos chegou a protocolar um pedido de cancelamento da eleição no Ministério Público Estadual. Mas independente disso, o CMDCA resolveu fazer a recontagem, que foi publicada na última sexta-feira.

A eleição aconteceu no dia 4 de outubro. Para a realização do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cedeu urnas eletrônicas para o CMDCA. O processo eleitoral com as urnas foi apenas para coleta dos votos. Mas a contagem desses votos ficou por conta do Conselho da Criança e do Adolescente, que de posse das zerésimas fez a apuração dos votos, na quadra da escola Euclides da Cunha, ainda na noite do dia 4.

 

XX