De bicicleta pelas capitais

Recordista brasileiro realiza pedal solidário em Boa Vista

Valdeni é recordista pela mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do Brasil. Ação em Boa Vista finalizará o projeto Pão Solidário.

Valdeni Pinheiro Alves é o idealizador do pedal Pão Solidário. (Foto: arquivo pessoal)
Valdeni Pinheiro Alves é o idealizador do pedal Pão Solidário. (Foto: arquivo pessoal)

Já pensou em pedalar por todo o Brasil em quase três meses e, depois retornar o projeto com a intenção de ajudar às pessoas em vulnerabilidade social? Essa foi a ideia de Valdeni Pinheiro Alves, recordista brasileiro pela Mais rápida trajetória de bicicleta feita por todas as capitais do país.

O amazonense, natural de Humaitá, é três vezes recordista, de acordo com o RankBrasil, e voltou a pedalar pelos estados para arrecadar alimentos em 2021. O projeto social idealizado por ele se chama Pão Solidário, que não tem fins lucrativos e é voluntário.

“É um projeto social pra ajudar famílias carentes. Estou passando por todos os estados brasileiros desde o dia 1º de outubro de 2021, fazendo pedal solidário de 12 horas em algumas cidades e em todas as capitais e arrecadando alimentos e donativos para doar para as famílias que precisam de ajuda. Além de propagar a cultura da paz no Brasil”, explica Valdeni.

Os alimentos arrecadados, segundo o recordista, são doados para as instituições parceiras que apoiam a iniciativa. Por isso, os grupos de ciclismo, estabelecimentos comerciais e outras entidades também podem ajudar na arrecadação.

Em Boa Vista

De acordo com Valdeni, todas as 26 capitais e o Distrito Federal já foram contemplados com a passagem do projeto, além de outras quase 400 cidades. O último pedal solidário ocorreu nesta última quarta-feira (21), em Manaus – AM.

Agora, falta somente Boa Vista, a capital do extremo norte. “No início de julho vou estar em Boa Vista e finalizando esse primeiro desafio do projeto passando por todas as capitais”, disse.

O dia exato para o evento ainda não foi divulgado, mas o recordista está ansioso por retornar à Boa Vista.

Valdeni não costuma contabilizar a quantidade das arrecadações, mas sempre as deixa na instituição que o apoia. (Foto: arquivo pessoal)

Recordes

Valdeni Pinheiro Alves realizou o primeiro trajeto de bicicleta pelo Brasil entre 2011 e 2012, em 232 dias. Entre 2016 e 2017, o amazonense quebrou o próprio recorde realizando o feito em 226 dias. Já em 2019, o recordista rodou 18.715 quilômetros em 123 dias.

No percurso, Valdeni leva somente uma mochila com um celular, um tripé, ferramentas para fazer a manutenção da bicicleta, uma bandeira dos Embaixadores da Paz e do Brasil, duas trocas de roupas e material de higiene pessoal.

O recordista esteve em Manaus por três dias para arrecadar donativos. (Foto: arquivo pessoal)