Cotidiano

Reeducandos fazem manifestação cobrando melhorias para Casa do Albergado

Os reeducandos estão cobrando melhorias na estrutura dos alojamentos e condições mais dignas para os albergados

Na tarde deste domingo, 30 de agosto, reeducandos da Casa do Albergado, Araceli Maria Caldeira Souto Maior, no bairro Alvorada, fizeram uma manifestação para reivindicar da Administração da Casa e do Governo do Estado, melhorias na estrutura dos alojamentos e condições mais dignas para os albergados.

No dia 03 de agosto um incêndio destruiu um alojamento e parte do local ficou com a estrutura comprometida, e que a possível causa do ocorrido tenha sido uma pane elétrica. Desde então os albergados alegam que nada foi feito no prédio para melhorar as condições do albergue.

Por telefone um Albergado disse que hoje só tem um banheiro em funcionamento no prédio para servir a todos que estão na casa, que as encanações estão todas entupidas, faltam camas para dormir e desde quando houve o incêndio nada foi resolvido e nem consertado para melhoria do local.

“Estamos querendo condições mais dignas, certo que erramos e estamos pagando pelos nossos erros, mais isso não que dizer que sejamos tratados sem dignidade, por isso estamos nos manifestando para que seja feito algo por nós e pela Casa do Albergado”, falou um Reeducando.

Segundo Aline da Silva, esposa de um reeducando, o local nunca foi arrumado desde quando houve o incêndio. “Ta do mesmo jeitinho, não tem lugar para eles dormirem, estão levando lençóis para forrar o chão e dormir, por isso é necessário que seja tomado providencias o mais rápido possível”, afirmou.

Em nota o Governo do Estado informa que após o incêndio ocorrido no último dia 3 de agosto, foi feito um levantamento para reforma na unidade prisional, a qual vai abranger a estrutura elétrica, hidráulica e predial. A reforma na parte elétrica e hidráulica já iniciou e deve ser concluída em aproximadamente 30 dias.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) está executando um projeto para realizar uma reforma no prédio, uma vez que a estrutura é antiga e há anos não passava por reparos, carecendo, portanto, de uma reforma geral.