Neste domingo, 22, sete reeducandos fizeram as provas do Vestibular 2015.2 da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Três mulheres custodiadas na Cadeia Feminina de Boa Vista (CPBV) e quatro homens da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) concorreram a 40 vagas do curso de Bacharelado em Administração. Os reeducandos foram acompanhados por servidores da UERR.
Atualmente o sistema totaliza 19 reeducandos dos mais diversos regimes matriculados em cursos de nível superior por meio de parceria com a Uerr, Sistema S, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR,) Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Universidade Paulista (Unip) e Faculdade Estácio Atual (FEA).
Segundo o secretário estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc), Josué Filho, caso sejam aprovados, o sistema deverá analisar o regime de pena do reeducando e as medidas a serem adotadas para que ele possa frequentar o curso, uma vez que os mesmos ocorrem na modalidade presencial.
Ele ressaltou que é dever do Estado envidar todos os esforços necessários para que o ser humano possa crescer intelectualmente. “Estamos propiciando os meios para que o reeducando tenha este acesso. Estas pessoas conservam consigo todos os direitos não afetados pela sentença condenatória, e o à educação é um deles”, disse.
VESTIBULAR 2015
As provas do Vestibular 2015.2 da Uerr foram aplicadas no domingo, 22, em escolas da capital e no interior. O gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado no dia 23, com prazo para recursos entre os dias 24 e 25. O gabarito oficial será publicado no dia 31 de março. A previsão para divulgação do resultado final é no dia 24 de abril, data em que será divulgado também o resultado final da análise de histórico escolar.
A Uerr ofereceu 390 vagas para nove cursos disputadas em duas modalidades: Vestibular Tradicional, com prova de conhecimentos e redação, e por meio de Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Foram inscritos 1.802 pessoas na modalidade tradicional e 418 disputam as vagas ofertadas para a análise do histórico escolar, totalizando 2.219 candidatos.
Fonte: Secom