O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (08). Com isso, cronograma e regras da edição deste ano do exame foram divulgadas.
Conforme o documento, o Enem 2023 será estruturado a partir de matrizes de referência disponíveis no Portal do Inep, com quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do Exame, previsto para 05 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além das questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
Em 12 de novembro, segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
A aplicação das provas seguem o horário de Brasília, então a abertura dos portões é às 12h (13h em Boa Vista) com duração de uma hora para a entrada dos candidatos. Os dois dias de prova iniciam às 13h30 (14h30 em Boa Vista). Outros detalhes do Enem 2023 estão disponíveis no edital.
Isenções
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição também está disponível. Para saber o resultado, o candidato deve acessar a Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br. Quem teve a solicitação negada, pode recorrer até a próxima sexta-feira (12).