Cotidiano

Reitora da UFRR faz balanço das ações

Conforme avaliação, recurso investido permitiu dobrar o patrimônio de bens móveis e imóveis, além de novos cursos e mais vagas

Faltando um pouco mais de três meses para a reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gioconda Martínez, encerrar o seu mandato, ela apresentou, na tarde de ontem, o catálogo de obras e o relatório de gestão dos anos de 2012 a 2015. Entre as principais ações implementadas nos últimos três anos, ela destacou o aumento no número de vagas ofertadas, a criação de novos cursos e a ampliação da infraestrutura.

Gioconda frisou que, neste período, foi registrado um crescimento significativo. “Nas ações desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão foram ampliadas resultando em um desafio de gestão que responde às demandas emergentes de uma universidade jovem, na região amazônica, em uma tríplice fronteira”, disse.

Segundo ela, o patrimônio da UFRR cresceu em 100%. “O recurso que foi investido nos permitiu dobrar o patrimônio de bens móveis e imóveis. Isso significa mais prédios, mais frota. É importante porque é infraestrutura para o ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, nós criamos as condições para que nossas atividades possam ser desenvolvidas”, disse.

A instituição ampliou para 50 o número de cursos ofertados, sendo 29 bacharelados, 20 licenciaturas e um tecnólogo, com atividades desenvolvidas nos seus três campi: Cauamé, Murupu e Paricarana. São aproximadamente nove mil alunos matriculados nos cursos de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação.

Outro fator mencionado pela reitora foi a internacionalização da UFRR. “Hoje temos 65 alunos estrangeiros estudando em nossa instituição, quando assumimos havia apenas quatro. Também ampliamos a oferta de vagas para nossos alunos fazerem intercâmbio em outros países”, declarou.

A reitora destacou o aumento no número de vagas, ofertados no curso de Medicina. “Antes eram ofertadas 30 vagas, hoje são 80. Junto com esse aumento ampliamos a estrutura e, muito em breve, todos esses alunos poderão usar um prédio novo com capacidade para receber todos eles e funcionar em conjunto com a atual estrutura”, frisou.

“Deixo o cargo no dia 5 de março com a sensação de dever cumprido. O próximo gestor irá assumir uma UFRR com condições de fazê-la crescer ainda mais nos próximos anos. Teremos uma instituição fortalecida e que colabora com o crescimento do Estado”, destacou. (I.S)