Cotidiano

Remarcação de exame gera transtorno a pacientes

Pacientes teriam que retornar ao Coronel Mota para remarcar exame cancelado no HGR

Pacientes que tiveram o exame de endoscopia digestiva cancelado no último sábado, 15, entraram em contato com a Folha BV para denunciar o caso.

De acordo com a paciente T.B.S., de 68 anos, que é oncológica, ela aguardou aproximadamente um mês para o dia do exame e só foi avisada no momento que chegou ao Hospital Geral (HGR) sobre o cancelamento. “Tive que ficar em jejum, acordar cedo, incomodar uma pessoa para ir comigo para só ser avisada que foi cancelado no momento em que cheguei lá. Eles tem o nosso número de telefone e não avisaram com antecedência”, relatou.

O exame foi agendado para o dia 17 de maio e T.B.S. tem uma consulta agendada para o dia 26 deste mês, onde teria que mostrar a endoscopia. Além disso, ela teve que ir a Clínica Especializada Coronel Mota para remarcar o exame.

“Um completo absurdo. Por que não remarcaram no próprio HGR? Tive que ir novamente ao Coronel Mota para remarca o exame que eles não informaram porque foi cancelado”, questionou.

Na rede particular, a endoscopia custa em média R$ 650 e T.B.S. não tem condições de arcar com os custos. “Eu tenho que apresentar o exame para o médico na próxima consulta e não sei como foi fazer. Preciso da endoscopia e foi marcada para daqui um mês de novo. Isso atrasa o meu tratamento”, disse.

A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que informou que o adiamento da realização do exame de endoscopia digestiva na unidade ocorreu em razão da necessidade de readequação do mapa de atendimento do serviço.

“A previsão é que o serviço volte à normalidade na próxima semana, com os pacientes sendo informados da data e horário do procedimento”, diz a nota.