Cotidiano

Restaurantes deverão disponibilizar álcool 70% por cada mesa

Serviço presencial só estará liberado na segunda etapa de retomada das atividades, possivelmente dia 05 de agosto

Os empresários do ramo dos bares e restaurantes estão se preparando para o retorno das atividades presenciais em Boa Vista, atendendo as orientações de segurança. Uma das adequações recomendadas é a disponibilização de um frasco de álcool 70% por mesa.

Além do álcool 70%, é recomendado que os proprietários priorizem a utilização de toalhas impermeáveis, guardanapos de papel, uso de descartáveis, não permitir som ao vivo e espaço para os clientes dançarem até o final da pandemia. A orientação está de acordo com o Plano de Retomada de Atividade Econômica da Prefeitura de Boa Vista (PMBV). 

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Hotéis, Restaurantes e Bares de Roraima, Emerson Oliveira, as recomendações vão ser atendidas pelos empresários do ramo, embora seja mais custoso.

“É uma obrigação, todos os estabelecimentos vão ter que atender. Mas, sem dúvida, haverá um custo muito mais alto. As mesas não podem ter toalhas de tecido, por exemplo. Então, tem todo um trabalho em cima disso”, declarou.

O sindicalista reforça ainda que os empresários do setor aguardam orientações mais específicas da Prefeitura para o retorno das atividades. “É recomendado que usem as máscaras tanto os funcionários quanto os clientes. Isso pode causar um mal estar por que o cliente vem ao restaurante para comer. Então, como que ele vai fazer isso estando passível de multa?”, questiona. 

Por fim, o presidente do sindicato ressaltou que os empresários também esperam por um incentivo da Prefeitura para retornar as atividades, como descontos no pagamento do IPTU e dos alvarás de funcionamento, entre outros, além de uma fiscalização mais rigorosa dos ambientes que não cumprem as regras, em especial, os afastados do centro da cidade.

“É um período de crise. A maioria demitiu seus funcionários. Eu falo por mim, que demiti oito servidores. Então, já estou em fase de contratação. Estamos na expectativa de abrir e que tenha um movimento para poder superar essa crise”, pontuou.

Saiba as regras para funcionamento dos restaurantes e bares

Na proposta consta que o funcionamento de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação (excluindo os serviços de self-service); personal trainer; academias; e uso de espaços públicos retornem na segunda etapa de reabertura do comércio, prevista para ocorrer 15 dias após o início da primeira etapa, possivelmente no dia 05 de agosto.

A orientação aos comerciantes é que os bares e restaurantes adequem as mesas para atender à distância mínima entre as pessoas de pelo menos 2m, com a possibilidade de uso de barreiras físicas. O reforço da higienização também deve ser realizado pelo menos a cada duas horas nas cadeiras, mesas, cardápios e salões, além dos produtos que entram no estabelecimento, com a organização de turnos específicos para limpeza e prioridade para serviços de entrega em domicílio ou drive-thru.

No caso do funcionamento do local, além da disponibilização de álcool 70% em gel ou líquido em cada mesa, é recomendado que os proprietários priorizem a utilização de toalhas de mesas de produtos impermeáveis; uso de talheres, copos e bandejas descartáveis, substituição do guardanapo de tecido por papel; permitir somente música para som ambiente e sem dança até o final da pandemia. O mesmo vale para restaurantes e demais serviços de alimentação presentes em mercados públicos. (P.C.)