Cotidiano

Retardatários já podem enviar declaração

Mais de 58 mil contribuintes roraimenses declararam o Imposto de Renda dentro do prazo, um aumento de 6% em relação ao ano passado

Com o fim do prazo de entrega das Declarações do Imposto de Renda 2015, Roraima registrou um total de 58.359 declarações, número bem maior do que o esperado inicialmente pela Receita Federal, que tinha uma projeção de 55 mil contribuintes no Estado. Segundo dados do órgão, houve um acréscimo de 6,1% no volume de declarações entregues em relação a 2014.
O delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, lembrou que os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo já podem – desde a manhã de ontem – transmitir a declaração da mesma maneira de quem realizou anteriormente. Contudo, não estão mais disponíveis a importação da declaração pré-preenchida e os programas para tablets e smarthphones. “Aquele contribuinte que não cumpriu com o prazo está sujeito à multa de 1% por mês de atraso sobre o imposto devido. Esta porcentagem pode chegar a 20% do valor”, afirmou. A multa mínima que o retardatário pode pagar é de R$ 165,74.
Para quitar a dívida com o Leão, o contribuinte deve baixar, no site da Receita, o Programa Gerador da Declaração (PGD) e elaborar a declaração no computador. Em seguida, deve transmiti-la via internet pelo Programa Receitanet, que também deve ser baixado no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/
RETIFICAÇÃO – As pessoas que tenham se equivocado no preenchimento de suas declarações já entregues podem corrigir os dados, enviando uma “declaração retificadora”. Ela também pode ocorrer no caso de omissão de rendimentos e inclusão indevida de dependentes e valores de dedutíveis, como despesas com educação, despesas médicas, planos de saúde e pensão alimentícia.
Para transmitir a declaração retificadora é necessário o número do recibo de transmissão da declaração a ser corrigida. Ele é obtido na segunda página do documento ou no arquivo guardado no computador.
REGIÃO NORTE – Segundo informações da Receita Federal, a 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, fechou em 1.285.562 declarações. Um acréscimo de 4,8% em relação a 2014, que foi de 1.226.471. (JPP)