Cotidiano

Reunião debate implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública no Bonfim

Objetivo da criação é fortalecer as ações policiais no combate a criminalidade no município, principalmente nas fronteiras

A primeira reunião do município de Bonfim sobre a Polícia Comunitária ocorreu na quinta-feira, 03, no auditório do Fórum do município e contou com a participação de 114 membros da comunidade.

Durante o evento houve a palestra do coordenador estadual dos Conselhos de Comunitários de Segurança Pública (Conseg’s) major Miguel Arcanjo, sobre os conceitos, critérios e logística de funcionamento dos Conselhos. Na ação, foi iniciado o processo para a criação de um Conselho provisório que organizará o processo de eleição do Conseg municipal.

Antes de iniciar a palestra, o secretário adjunto de Segurança Pública, Maique Evelyn, destacou a importância social dos Conseg’s. Ele ressaltou o empenho das instituições no sentido de efetivar a criação do Conseg’s nas comunidades como forma de fortalecer as ações policiais no combate a criminalidade.

A prefeita do Bonfim, Lisete Spies, enfatizou a importância dos Conselhos para o bem-estar social, colaborando com as atividades das instituições públicas.

O prefeito de Lethen, Bryan Allicock, reconheceu a necessidade da parceria com a comunidade para combater crimes de furto, roubos de motocicletas e outros. Além da fiscalização na ponte Prefeito Olavo Brasil Filho, sobre o Rio Tacutu, que faz divisa com o Brasil.

O comandante da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, explanou sobre modelos que deram certo e servirão de base para os Conselhos que serão implantados. Ele lembrou que a participação da comunidade é um fator essencial no processo.

“O Estado pretende implantar pelo menos quatro Conselhos até o final do ano sendo, um em Bonfim, um em Pacaraima e dois em Boa Vista”, adiantou.

“Viemos trazer a proposta para Bonfim por ser uma região de fronteira, da mesma forma que vamos levar para Pacaraima, também na fronteira. Além dos que queremos implantar em Boa Vista. Não há ator social que não possua responsabilidade na gestão da segurança pública urbana e os Conselhos serão o elo entre as instituições e a comunidade”, afirmou, coronel Gonçalves.

O evento teve o apoio da Câmara municipal, e deve ocorrer novamente em data a ser agendada e divulgada mais uma vez junto à comunidade, para que seja dada continuidade aos debates e criado o Conselho Provisório.

OUTRAS REUNIÕES

Em Boa Vista, as reuniões ocorrerão na terça-feira (08.12), às 20h, na Escola Voltaire Pinto Ribeiro, no Bairro Silvio Leite; na quarta-feira (09), às 19h, na Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, no Bairro Nova Cidade. E na quinta-feira, dia 10, às 19h3, na escola estadual Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza.

A coordenação estadual disponibilizou os números de telefone para esclarecimentos de dúvidas sobre os Conseg’s: 2121-8534/ 2121 – 8509.

Com informações da Secom