As primeiras chuvas do período chuvoso em Roraima, conhecido como ‘inverno’, fizeram o nível do rio Branco, o principal de Roraima, chegar a 22 cm na manhã desta terça-feira (23), segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA). A marca é a maior desde o dia 10 de fevereiro deste ano.
A subida ocorre uma semana depois do rio registrar a segunda maior seca da história. O curso d’água é fonte de água potável que abastece a casa de moradores de Boa Vista, além de fonte de renda para pescadores que, com o cenário de seca, estão à deriva sem ter como navegar e com balsas e canoas na areia.
Na última sexta-feira, a régua que mede o nível do rio Branco apontava para -12 centímetros, o que representa um crescimento de 34 cm em sete dias.
Chuvas
Para as próximas horas, a previsão é de mais chuvas em Roraima, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta amarelo de potencial para temporais em todos os municípios do estado. São previstas chuvas de 20 a 30 milímetros e ventos de até 60 km/h até às 10 da manhã desta quarta-feira (24). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.