Cotidiano

Roraima adere a plano nacional que visa reduzir em até 50% dos acidentes

Das principais ações do plano, estão a veiculação de campanhas de conscientização, aumento dos postos de fiscalização, capacitação dos agentes público e estímulo à participação da sociedade

O Governo de Roraima aderiu ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, composto por 154 medidas, cuja meta é reduzir em até 50% as ocorrências de acidente de trânsito até 2030.

A assinatura do termo de compromisso foi feita na tarde dessa quinta-feira (17), no Palácio Senador Hélio Campos, e contou com o governador Antonio Denarium (Progressistas), o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e o presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), Álvaro Duarte.

Dentre as principais ações do plano, estão: regulamentação de novos itens de segurança aos veículos; veiculação de campanhas de conscientização; aumento dos postos de fiscalização; capacitação dos agentes públicos; estímulo à participação da sociedade; redução de pequenas burocracias; e modernização dos Departamentos de Trânsito.

“Por meio do trabalho integrado entre diversas entidades civis e militares, vamos trabalhar para colocar em prática as 154 medidas estabelecidas no Plano Nacional, para ao final do prazo de dez anos, reduzir no mínimo em 50% o número de mortes e lesões no trânsito e juntos salvar vidas”, enfatizou Denarium.

Na prática, serão seis grupos de trabalho que irão atuar em ações contínuas e de forma conjunta para alcançar a meta de redução de acidentes de trânsito, em especial, mortes.

O governador destacou ainda que o Governo está investindo em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos no Detran-RR para intensificar o trabalho de educação e fiscalização no trânsito.

Por sua vez, Frederico Carneiro destacou a participação de Roraima no plano nacional. “O sucesso do alcance das metas depende dessa ação integrada dos governos estaduais e Roraima tem papel fundamental em agregar todos os órgãos afins com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito”, enfatizou ele, que também lembrou que o plano foi instituído em 2018 e no ano passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) revisou e estabeleceu meta até 2030 para a redução de mortes no trânsito. 

O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, ressaltou que Roraima registrou, no ano passado, mais de quatro mil acidentes com 139 vítimas. “Estamos investindo na educação, com trabalho nas escolas estaduais e também intensificando a fiscalização, a fim de reduzir as infrações de trânsito”, disse.