Cotidiano

Roraima ainda não recebeu orientação sobre aplicação de 3º dose

Ministro anunciou dose de reforço, mas gestores locais ainda aguardam a oficialização desta determinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (28), em vídeo publicado nas redes sociais, que o governo vai iniciar a aplicação de dose de reforço da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos de idade.

No entanto, os gestores locais ainda aguardam a oficialização desta determinação. 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) disse que ainda não recebeu nota técnica do Ministério da Saúde sobre a ampliação da Campanha de Vacinação com a aplicação da dose de reforço no público acima dos 60 anos.

“Ressalta que aguarda a Nota Técnica com a normatização e orientação sobre a ampliação e após o recebimento da Nota, será realizada a logística para que a nova etapa seja incluída dentro do trabalho de imunização que está sendo executado de forma rápida e segura”, pontuou o Governo do  Estado. 

A Sesau reforçou que todos os 15 municípios do Estado estão sendo orientados sobre a necessidade de cada prefeitura cumprir a sua parte realizando a vacinação seguindo o Programa Nacional de Imunizações.

Já Secretaria de Saúde de Boa Vista disse que também aguarda orientações e o envio das doses pelo Ministério e Estado para poder dar inicio a esta fase de vacinação.

Segundo o ministro, além dos idosos com mais de 70 anos e dos profissionais de saúde que já foram anunciados como contemplados com o reforço, agora o Ministério da Saúde vai atender aqueles com mais de 60 anos.

A aplicação do reforço é para as pessoas que tomaram a segunda dose há mais de seis meses, independentemente do imunizante usado no primeiro ciclo de imunização. Até então, essa nova etapa da vacinação está sendo realizada, preferencialmente, com a vacina da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa é usar as vacinas de vetor viral Janssen ou Astrazeneca.