O Ministério da Saúde (MS) orientou os estados e municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação contra a poliomite e o sarampo, para que realizem uma nova movimentação.O público-alvo para a vacinação de poliomielite é de crianças de um a quatro anos de idade, e sarampo entre seis meses a 14 anos no caso do sarampo.
Os municípios de Roraima que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo, devem abrir os postos de vacinação no próximo sábado, 1. A medida tem como objetivo vacinar 40,6 mil crianças no estado, de um ano a menores de cinco anos. Até esta quinta-feira, 30, cerca de 60,6% do público-alvo em Roraima recebeu a vacina contra a pólio e sarampo. Mais de 16 mil crianças ainda não foram vacinadas, no estado.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo está na reta final. Em todo o país, 2,6 milhões de crianças ainda precisam ser vacinadas. A última atualização enviada pelos estados mostra que, 76,1% das crianças brasileiras se vacinaram. Em todo o país, foram aplicadas mais de 17 milhões de doses das vacinas (cerca de 8,5 milhões de cada).
Até o momento, o Amapá é o único estado do país que já superou a meta de vacinação, atingindo 100% para pólio e 100% para sarampo. Entre os estados com menor cobertura, estão o Rio de Janeiro, com 54,9% do público-alvo vacinado para pólio e 55,6% para sarampo, e Roraima, que tem 61,2% para pólio e 60,6% para sarampo.
Já entre as capitais, destacam-se Boa Vista (RR), com 40,3% para pólio e 40,6% para sarampo, seguida por Salvador (BA), com 44% para pólio e 43,7%para sarampo. Já Manaus, que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, já atingiu a meta de vacinação para a doença (103%).