Cotidiano

Roraima confirma 625 casos e uma morte por Covid-19

Elevado número de testes positivos ocorreu devido a uma análise do Ministério da Saúde que provocou a reclassificação de 515 casos descartados para confirmados. Estado registrou queda de internações

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou nessa segunda-feira (18) o novo boletim epidemiológico da Covid-19, em que confirma 625 casos e uma morte causada pelo novo coronavírus em Roraima.

Segundo o documento, o elevado número de testes positivos, em relação a domingo, ocorreu devido a uma análise do Ministério da Saúde que provocou a reclassificação de 515 casos descartados – que atendiam aos critérios de confirmação para a doença – para confirmados.

Em relação ao boletim anterior, 15 municípios tiveram acréscimo no número de casos: Alto Alegre (12), Amajari (um), Boa Vista (521), Bonfim (22), Cantá (17), Caracaraí (um), Caroebe (18), Iracema (30), Mucajaí (dez), Normandia (cinco), Pacaraima (seis), Rorainópolis (sete), São João da Baliza (15), São Luiz (seis) e Uiramutã (um). A atualização ainda diminuiu de 3.230 para 3.185 o total de testes positivos de pessoas de fora do estado confirmados em Roraima.

Por sua vez, a nova morte, confirmada nessa segunda, ocorreu no dia 4 de julho de 2020, no município do Amajari.

Com a atualização, Roraima chega a 126.941 casos e a 2.019 óbitos – número que pode aumentar, pois existem atualmente outros 20 investigados sob a suspeita de terem sido causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade (proporção entre os totais de óbitos e pacientes que sofrem ou sofreram com a doença) se manteve em 1,60%.

Queda nas internações por Covid

Depois de dois dias, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Roraima (HGR) caiu de 29% para 27%, o que significa que 13 dos 49 leitos estão ocupados. Os 14 leitos de UTI para crianças ou recém-nascidos chegaram ao segundo dia vazios.

Levantamento da Sesau mostra que, de domingo (17) para segunda, o total de internados em todos os tipos de leitos na rede estadual hospitalar caiu de 43 para 37. Existem atualmente 17 pacientes no HGR, 18 no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) e dois na Maternidade.

Quatro pacientes recebem alta

Quatro pessoas deixaram o Hospital de Retaguarda nessa segunda depois de vencerem a Covid-19. Com isso, sobe para 4.067 o total de altas hospitalares na rede estadual, desde o início da pandemia. Por sua vez, o número geral de recuperações, que está em 124.107 registros, não é atualizado há 13 dias.