Roraima confirmou nessa segunda-feira (17) as quatro primeiras mortes causadas pelo novo coronavírus em 2022. A informação é do último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Há 21 dias, o estado não confirmava vidas perdidas para a doença. Todos os novos óbitos ocorreram em Boa Vista: dois no último dia 7 e outros dois no dia 13. Por outro lado, ainda existem 14 mortes investigadas pela suspeita de terem a Covid como causa.
Além disso, nessa segunda, o estado confirmou 351 casos da doença, entre eles, seis da cepa indiana Delta, classificada como variante de interesse pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por ser caracterizada por apresentar múltiplos casos, detectada em vários países e ter marcadores genéticos específicos que podem afetar a transmissão, o diagnóstico, a terapêutica ou o escape imunológico.
Em geral, os novos testes positivos foram detectados em Alto Alegre (18), Amajari (um), Boa Vista (297), Bonfim (um), Caroebe (12), Mucajaí (oito), Pacaraima (dez) e Uiramutã (um). Três pessoas que moram fora de Roraima testaram positivo no estado.
Com a atualização, o estado completou 133.380 casos e chegou a 2.082 mortes na pandemia, com taxa de letalidade (proporção entre os números de testes positivos e óbitos) em 1,56%.