Cotidiano

Roraima deverá ter projeto piloto de combate ao assassinato de jovens

Um projeto piloto de combate ao assassinato de jovens deverá ser realizado em Roraima com o objetivo de torna-lo referência para o Brasil. Esse é a intenção da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e Congresso Nacional, proposto, na manhã de hoje (3), pela governadora Suely Campos (PP) e pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), relator da CPI do Assassinato de Jovens, em reunião no Palácio Hélio Campos.

Segundo o relator da CPI, o assassinato de jovens virou uma ‘epidemia no País’ e o Governo Federal está direcionando atenção especial para reverter esse cenário. Lindbergh Farias enfatizou que Roraima tem todas as condições de liderar a implementação de projeto para reduzir os índices no Estado e se tornar um modelo para o restante do país. “É um compromisso que assumo para que os recursos sejam assegurados”, disse.

Segundo a governadora, as ações de combate à criminalidade estão sendo intensificadas com a atuação mais integrada das forças policiais, a implantação de projetos como ‘Crack – É possível vencer’, o aperfeiçoamento dos dados estatísticos e as ações sociais da Rede Cidadania. “O objetivo é fazer a inserção social para proteger os cidadãos mais vulneráveis e reduzir todos os índices de violência”, explicou Suely Campos.

Os senadores Ângela Portela (PT) e Telmário Mota (PDT) também defenderam na reunião que o Governo Federal ofereça todas as condições para que o Estado possa executar as ações para reduzir o número de assassinatos, especialmente de jovens, a partir da inserção social. A preocupação deles é porque os levantamentos apontam que, do total de brasileiros mortos violentamente todo ano, 53% são jovens.

AUDIÊNCIA
Antes da reunião com o Governo do Estado, os integrantes da CPI do Assassinato de Jovens, que tem como presidente a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), como vice o senador Paulo Paim (PT-RS) e Lindbergh Farias como o relator, realizaram audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima.

Fonte: Secom/RR