Cotidiano

Roraima é abastecido com gás natural do Amazonas

Conforme o governo amazonense, 120 carretas vão atuar nessa logística de transporte do produto do Amazonas para Roraima.

De uma Usina de Tratamento de Gás (UTG) no campo do Azulão, localizada no município de Silves, no interior do Amazonas, sairão diariamente 20 carretas carregadas de gás natural liquefeito em direção à usina termelétrica Jaguatirica 2, em Boa Vista.

Conforme o governo amazonense, 120 carretas vão atuar nessa logística de transporte do produto do Amazonas para Roraima.

Esse gás, transformado em energia, vai abastecer mais da metade de Roraima, que é isolado energeticamente, sendo inteiramente dependente da geração local. 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que o projeto não tem similar no país, e põe o Amazonas na vanguarda da tecnologia do gás natural no Brasil. “Hoje é uma realidade. Depois de dois anos e meio o projeto está pronto e começa abastecer a térmica de Jaguatirica em Boa Vista”.

Investimento

“O investimento não é pequeno, foi mencionado algumas vezes que, entre o que está sendo feito entre Amazonas e Roraima, é um investimento de R$ 1,8 bilhão”, disse o diretor de operações da Eneva, Lino Cançado, 

O Amazonas é o estado com a maior bacia em terra de gás natural do país. A exploração do gás no campo do Azulão foi obtido a partir do marco regulatório do gás natural – Lei nº 5.420, de 17 de março deste ano.

Jaguatirica

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou a termelétrica de Jaguatirica II, em Roraima, na manhã desta quarta-feira, 29. Agora a unidade, que fica na zona rural da Capital, entra na fase final de testes para iniciar a operação em dezembro deste ano. 

O acionamento da primeira turbina da usina Jaguatirica II foi feito de forma simbólica pelo presidente Jair Bolsonaro.