Roraima é o estado com maior percentual de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram contabilizados 2.261 acidentes com motociclistas ao longo do ano

No ano passado, o HGR registrou 4.470 atendimentos a pacientes, incluindo motociclistas e garupas, vítimas de acidentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
No ano passado, o HGR registrou 4.470 atendimentos a pacientes, incluindo motociclistas e garupas, vítimas de acidentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Roraima é o estado com o maior percentual de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores, registrando 70,3% dos sinistros em 2023. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram contabilizados 2.261 acidentes com motociclistas ao longo do ano.

Além dos acidentes, 74 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. O Hospital Geral de Roraima (HGR) registrou 4.470 atendimentos a pacientes, incluindo motociclistas e garupas, vítimas de acidentes.

Comparando com outros estados, o Maranhão apresenta um percentual de 59,7% de motocicletas na frota total, e o Piauí, 55,1%. Ambos têm taxas elevadas de acidentes. Em São Paulo, embora tenha a maior frota de motocicletas, cerca de 7 milhões, o percentual de sinistros é menor em relação ao total de veículos.

No Brasil, os acidentes de motocicletas são uma questão significativa. Em 2023, o país registrou aproximadamente 47 mil mortes no trânsito, com uma parte considerável envolvendo motociclistas.

Leia a Folha Impressa de hoje