Roraima é o estado em que mais se conversa sobre gastos domésticos com a família

Pesquisa do Serasa faz panorama dos hábitos financeiros dos roraimenses.

63% dos roraimenses estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53% (Foto: Divulgação/Serasa)
63% dos roraimenses estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53% (Foto: Divulgação/Serasa)

Roraimenses são os campeões em diálogos com familiares sobre os gastos do lar. De acordo com o estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, elaborado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, 80,7% dos habitantes do estado têm essa prática, destacando-se no panorama nacional.

O levantamento, que analisou o comportamento financeiro dos 27 estados brasileiros, revelou ainda que Roraima se destaca na busca por limite de crédito adicional, com 61% de seus cidadãos tendo feito essa procura no último ano. Em relação ao otimismo financeiro, 63% dos roraimenses demonstram maior confiança em suas finanças pessoais, superando a média nacional de 53%.

Quando se trata de métodos de pagamento, os dados evidenciam a preferência do brasileiro pelo parcelamento. No país, 7 de cada 10 indivíduos optam por compras a prazo, sendo o parcelamento com cartões de crédito de terceiros o mais popular, atingindo 38%. Em Roraima, 65% dos consumidores dividem valores em prestações, com destaque para o crediário específico de lojas, utilizado por 32,5% dos entrevistados.

O estudo também oferece uma perspectiva sobre a organização financeira dos roraimenses. Mais da metade (54%) afirma realizar controle mensal das finanças, visando, principalmente, poupar para objetivos futuros (42%) e manter uma reserva de segurança (37%).

A pesquisa ainda ressalta que os brasileiros, quando buscam crédito, geralmente o fazem com o intuito de pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) ou cobrir despesas inesperadas (19%). Em Roraima, empréstimo pessoal (55,5%) e cartão de crédito (50%) são as opções mais requisitadas por aqueles que buscam mais recursos.