Roraima aparece em 4º lugar em ranking nacional que avalia o índice de mortalidade por coronavírus no Brasil. A informação é com base no relatório dinâmico “Painel Roraima da Pandemia de Covid-19” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).
Os dados atualizados apontam que Roraima é o estado com maior incidência (com número de casos por 100 mil habitantes) e o 4º em mortalidade. Os dados confirmados já somam os 24.397 mil casos confirmados de covid-19 e os 415 óbitos até o dia 15 de julho.
A ferramenta de pesquisa foi lançada nesta semana pelo TCE-RR contendo informações atualizadas sobre o cenário da pandemia, na forma de gráficos e de dados segmentados ao ranking do estado em nível nacional, número de casos confirmados, novos casos, leitos disponibilizados, evolução da doença e os óbitos, inclusive por faixa etária. Também é possível acompanhar o avanço da pandemia por município.
Segundo Roosevelt Oliveira, auditor de controle externo do TCE-RR e coordenador da construção do painel, a ferramenta vai servir para complementar aos veículos oficiais de comunicação sobre a situação epidemiológica do coronavírus em Roraima e também dos gastos públicos nas ações de enfrentamento à doença, particularmente a aquisição de testes rápidos.
A sociedade também é beneficiada, segundo o coordenador, em razão do painel permitir ao cidadão acompanhar os números da pandemia no seu município, bem como os recursos recebidos do Governo Federal.
“Neste sentido, o TCE como órgão de fiscalização dos recursos públicos, coloca à disposição dos gestores públicos principalmente daqueles municípios pequenos que não tem uma grande estrutura tecnológica ou de pessoal, uma ferramenta que pode subsidiar a tomada de decisão, como se já é possível ou não flexibilizar as medidas de isolamento social”, declarou.
PAINEL – O levantamento tem como base os dados do ‘Painel Coronavírus Brasil’ do Ministério da Saúde, boletins epidemiológicos e redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde; Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); OpenDataSUS e Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Aquisições do Painel Roraima da Pandemia de Covid-19 (Imagem: Reprodução)