Uma reunião realizada entre o Procon Estadual e representantes da Roraima Energia teve como propósito gerar esclarecimentos sobre a troca de medidores de energia nas residências, entre outros assuntos que são alvos constantes de dúvidas da população.
Durante a reunião, representantes do Procon apresentaram as principais dúvidas de consumidores que buscam o órgão de proteção diariamente. Entre as demandas está a troca de medidores que está sendo feita pelas equipes técnicas da Roraima Energia.
O técnico comercial de inspeção da empresa, Renato Oliveira, explicou que a troca do equipamento é feita em quatro situações.
“São feitas inspeções onde é detectado se o medidor apresenta alguma fraude ou defeito, ou se o mesmo está normal. Caso seja detectado alguma dessas duas características, ou caso o equipamento tenha mais de treze anos, ele vai ser substituído. Nos casos de defeito e de medidores obsoletos não é cobrado do consumidor a troca do equipamento”, explicou.
Sobre informações que circulam, de que apenas consumidores com contas de energia abaixo de mil reais estariam sendo alvos de inspeção, Oliveira fez esclarecimentos.
“Temos cerca de 116 mil clientes ativos em Boa Vista, e cerca de 177 mil em todo estado, a meta é que o trabalho de inspeção passe por todos esses locais, visando garantir transparência no fornecimento e no consumo de energia em Roraima”, pontuou.
Ainda de acordo com o técnico, a Roraima Energia aumentou o número de equipes de inspeção de quatro para 88, além de 20 equipes exclusivas para corte e religação de energia.
O coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, explicou que a reunião partiu da necessidade de boa parte dos consumidores por esclarecimentos da empresa.
“Nós recebemos, nos últimos dias, várias reclamações com relação a alguns serviços por parte da Roraima energia, sobre a troca de medidores ou aferição desses equipamentos. Havia várias dúvidas por parte de consumidores com relação a esse tipo de serviço e resolvemos chamá-los para que eles viessem esclarecer esse serviço prestado. Tiramos as dúvidas e vamos repassar para os consumidores que nos procurarem e por meio de nossas redes sociais e também de outros meios de comunicação”, explicou.
Sobre o aumento na conta de energia, relatado por muitos consumidores, o técnico comercial da empresa, Davison Felício, explicou que alguns fatores contribuem para isso.
“Um dos fatores é o aumento do calor. Equipamentos como geladeiras e centrais de ar tendem a consumir mais energia nesse período e as pessoas devem evitar colocar esses aparelhos em locais muito expostos ao sol, além de conferir a fiação, pois muitas vezes está sobrecarregado, o que automaticamente aumenta o valor da conta de energia”, frisou.
Davison ressaltou que os consumidores que tiverem dúvidas podem procurar a empresa.
“Temos nossos canais para atender os clientes, como o Call Center e as Lojas de Atendimento que funcionam com esse intuito”, finalizou.