Cotidiano

Roraima fica sem internet por quase duas horas nesta quarta (01)

Dessa vez, o sinal das operadoras móveis também estavam sem sinal; obras em rodovia de acesso causaram o rompimento

A internet em Roraima sofreu uma interrupção de quase duas horas na tarde desta quarta-feira (01). A queda do serviço é constante no estado, mas dessa vez até as operadoras móveis ficaram sem sinal. 

De acordo com comunicado da Allfiber Telecom, o rompimento ocorreu entre as fibras ópticas Amazonas/Roraima e Roraima/Venezuela, por volta das 15h50 em todo o estado. O restabelecimento ocorreu por volta das 17h30 e ainda pode haver instabilidade e lentidão.

Em nota da companhia Oi, obras de terceiros em rodovia de acesso ao estado teriam provocado a interrupção.

Nota na íntegra – “Obras de terceiros com retroescavadeira em rodovia de acesso a Roraima provocaram na tarde desta quarta-feira rompimento de fibra óptica de seu parceiro de infraestrutura, comprometendo a prestação de serviços de internet no estado. A companhia acrescenta que equipes foram acionadas imediatamente após o incidente e que o serviço já foi restabelecido”.

MELHORIAS ATÉ OUTUBRO
Em janeiro, o Secretário do Governo Digital, Paulo Torres, afirmou em entrevista à FolhaBV que até outubro deste ano o estado deve ganhar uma nova infraestrutura para ampliar o acesso à internet. O projeto se chama Infovia Boa Vista e faz parte dos três próximos projetos que serão priorizados pela Anatel dentro do Programa Norte Conectado (RNP), iniciativa que quer expandir a infraestrutura de comunicação na região Amazônica. 

“Com o leilão do 5G, uma parte desse recurso será direcionado para a implantação de internet através de um programa chamado Programa da Amazônia de Integração Sustentável e nesse programa Roraima estava na ponta e com a negociação do governador ele conseguiu trazer para que Roraima fosse o segundo ou terceiro estado a ter internet”, explicou Torres.

INQUÉRITO CIVIL
No mesmo mês, o Ministério Público Federal (MPF) em Roraima instaurou inquérito civil devido às contínuas e sucessivas interrupções do serviço de internet. Segundo o órgão, a interrupção prejudica o funcionamento de serviços públicos, o desenvolvimento econômico e as relações de consumo.

Na ação, foi relatado as reuniões realizadas com a Promotoria de Defesa do Consumidor e da Cidadania, a fim de intercambiar informações acerca das medidas tomadas pelo MPF e MP estadual. Também, reuniões com a ANATEL para colher informações. A ação ainda não teve atualização divulgada.