Roraima ficará sob risco de fortes chuvas e ventos até a manhã de domingo, alerta Inmet

Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas seja baixo, população deve seguir orientações para se proteger

Roraima está em alerta amarelo de chuvas até domingo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Roraima está em alerta amarelo de chuvas até domingo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas e ventos intensos para os 15 municípios de Roraima até as 10h deste domingo (14).

Durante o período, conforme o instituto, há o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até 50 milímetros no intervalo de 24 horas, além de ventos de até 60 quilômetros por hora.

Nesse cenário, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo. O Inmet divulgou orientações à população para se proteger do caso de rajadas de vento, como:

  • Não se abrigar debaixo de árvores (devido ao risco de queda e descargas elétricas);
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de dúvidas, a população pode ligar para os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Apesar do alerta ser válido até a manhã de domingo, o Inmet já prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para todo o dia, nas 15 cidades roraimenses. No dia, Amajari e Uiramutã vão registrar a menor temperatura mínima: 16 graus celsius. Boa Vista, Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza vão registrar a máxima do Estado: 33 graus.

Enquanto 14 municípios (excetuando apenas a capital) vão registrar o nível máximo de 100% da umidade relativa do ar – quantidade de vapor atmosfera, Caroebe deve registrar o menor percentual de Roraima neste domingo: 40%.